Teatro | 'Histórias da Vermelhinha'

22 Fevereiro 2019

Montalegre apadrinhou a estreia nacional do espetáculo "Histórias da Vermelhinha (obra do consagrado escritor barrosão, Bento da Cruz) no âmbito do OPP’2017 – "O Teatro e as Serras". O anúncio, recorde-se, foi feito em setembro passado por ocasião do Congresso de Vilar de Perdizes. A antestreia desta peça teatral foi realizada, da parte da tarde, no auditório municipal, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas Bento da Cruz. A estreia aconteceu umas horas depois, também no auditório municipal.

MONTALEGRE | Teatro - "Histórias da Vermelhinha" - Cartaz

No dia em que se assinalou o nascimento do escritor Bento da Cruz, a 22 de Fevereiro, referenciado por muitos como o príncipe do planalto barrosão, a Filandorra estreou no auditório municipal de Montalegre Histórias da Vermelhinha, uma adaptação ao palco dos contos "proibidos" da tradição oral das terras do Barroso que Bento da Cruz reproduziu na obra com o mesmo nome e que serviu de base ao projecto "O Teatro e as Serras – Pólo de Criação da Serra do Barroso", um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP) na área da cultura/região norte.
Com este novo projeto teatral, a Filandorra pretendeu vivificar a riqueza do mundo rural do tempo dos nossos avós e as suas tradições e perpetuá-la junto das novas gerações, recuperando o encanto dos contos populares do tempo "de menino e moço" do escritor que alegravam as noites de inverno à lareira e alimentavam a "coscuvilhice". Em palco, o público descobriu 15 da meia centena de contos que compõem a obra Histórias da Vermelhinha, respeitando a classificação do próprio autor: Histórias de Galegos, Histórias de Crítica Social, Histórias Eróticas e Histórias de Padres, numa visita ao vasto planalto encantado que em termos cénicos é desenhado em luz e som: a serra, os lobos a uivar, a neve, o estio, os guardas-fiscais, as pauladas… num jogo lúdico em que a dança e a performance corporal de todo o elenco vivifica a riqueza das personagens de "antanho".
Histórias da Vermelhinha é a 73ª produção da Filandorra e conta com a encenação de David Carvalho, Bibiana Mota como Assistente de Encenação e as interpretações de Anita Pizarro, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Sofia Duarte, Bruno Pizarro, Rui Moura e Silvano Magalhães. Por detrás da cortina, na luz e som, estão Carlos Carvalho e Pedro Carlos.
A estreia de Histórias da Vermelhinhaintegrou o programa das comemorações do Dia do Patrono do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, com a apresentação em antestreia do espetáculo, pela tarde, para toda a comunidade escolar e à noite para o público em geral, que contou com a presença de outro ilustre barrosão e amigo de longa data da Filandorra, o padre Fontes, que celebrou, também, o seu aniversário. O projeto foi apresentado em setembro passado por ocasião do Congresso de Vilar de Perdizes (...)
Recorde-se que o projeto "O Teatro e as Serras", tem a coordenação geral da Direção Regional de Cultura do Norte, sendo que à Filandorra foi atribuída a responsabilidade pela gestão dos polos de criação da Serra de Bornes, no âmbito do qual estreou no passado mês de novembro Contas Nordestinas de A.M. Pires Cabral em Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros, e da Serra do Barroso, onde agora estreia Histórias da Vermelhinha com a parcerias dos Municípios de Montalegre e Boticas e a participação das comunidades locais.

teatro___historias_da_vermelhinha__filandorra___1_
teatro___historias_da_vermelhinha__filandorra___3_