Ferral | Requalificação da Extensão de Saúde

26 Fevereiro 2019

Foi inaugurada a requalificação da extensão de saúde de Ferral. Uma obra, orçada em 50 mil euros, que passa a responder às mais modernas exigências médicas. A partir de 7 de março abre portas para mais de 15 aldeias espalhadas pelas freguesias de Ferral, Covelo do Gerês e União de Freguesias Paradela, Contim e Fiães.

A 15 de julho de 1984 foi inaugurada a extensão de saúde de Ferral, obra ofertada pelo povo da Noruega à semelhança de outras existentes no concelho de Montalegre. De lá para cá, as instalações degradaram-se a ponto de colocarem em causa o seu funcionamento. Eis que chegou o dia que inaugurou a requalificação do espaço. Um investimento na ordem dos 50 mil euros, verba suportada pelo município de Montalegre (maior parte) e pelas juntas de freguesia de Ferral e Covelo do Gerês.

MAIS DE 15 ALDEIAS

Os melhoramentos foram significativos: ampliação do espaço; ar condicionado em todas as divisões; capoto na estrutura; pavimento hospitalar; renovação da instalação elétrica e da canalização; louças sanitárias; caixilharia, entre outros pormenores. Faltam limar algumas arestas daí que o "abrir de porta" esteja previsto para o próximo dia 7. A extensão de saúde terá uma médica (a mesma que existe na vila de Salto), uma enfermeira e uma assistente técnica.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma obra muito importante, necessária e muito ansiada. Estamos no início de uma linha de combate à doença e prevenção da saúde que deve ter as suas condições. Conseguiu-se dar dignidade a este espaço. Intervimos num edifício construído e oferecido pelo governo da Noruega e mal parecia não sabermos ser herdeiros deste legado, dando-lhe a dignidade que merece. Estamos a tratar da saúde de uma população que dista vários quilómetros da sede do concelho e faz todo o sentido que o Ministério da Saúde continue a manter aqui um médico duas vezes por semana. Fizemos o que nos competia e esperamos continuar a cuidar do bem maior que é a saúde».

Laurentina Santa | Diretora Executiva do ACES Alto Tâmega e Barroso
«As instalações que tínhamos estavam bastante degradadas. Chegamos a um acordo com o presidente da junta que se comprometeu a contribuir para a renovação. Foi feita uma limpeza geral. Foi construída uma área reservada à mulher e às crianças, evitando que tenham que se deslocar a Montalegre para as consultas de vigilância. Vamos poder garantir uma resposta a toda a população e de todas as faixas etárias. Vai funcionar na mesma, dois dias por semana, terças e quintas, com a médica que também faz o polo de Salto. Temos cerca de 500 utentes e não justifica a colocação de outro médico».

Aníbal Ferreira | Presidente da Junta de Freguesia de Ferral
«É uma obra que a população reclamava há muito tempo. Já tínhamos realizado várias tentativas. Havia mesmo o receio de que o espaço pudesse fechar. Como servidor publico e enquanto presidente de junta, não fiz mais do que cumprir a minha missão. Temos a obra feita para que os profissionais possam exercer as suas funções. Vão ter todo o conforto necessário. Sinto-me realizado. Muitas vezes não depende de nós e sentimo-nos impotentes porque as instituições tomam decisões que são políticas para as grandes metrópoles. Nesse sentido, estamos todos de parabéns porque conseguimos manter este espaço».

Alberto Dias | Presidente da Junta de Freguesia de Covelo do Gerês
«Esta extensão de saúde é muito importante para a nossa freguesia porque a população não tem possibilidade de se deslocar para Montalegre ou outro sítio mais distante. Durante as obras apoiamos no transporte dos utentes para Salto e contribuímos para esta requalificação. Estamos muito contentes. As pessoas estão muito satisfeitas e felizes».

ferral__requalificacao_da_extensao_de_saude___6_
ferral__requalificacao_da_extensao_de_saude___7_