Embaixador da Áustria visitou Montalegre

22 Março 2019

Foi intensa a visita do embaixador da Áustria em Portugal ao concelho de Montalegre. O pretexto da presença do governante austríaco teve a ver com o encerramento da exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal" que esteve em exibição na Escola Bento da Cruz. Esta iniciativa, sublinhe-se, tem por fim manter viva a lembrança daquelas mais de 5.500 crianças austríacas que, entre 1947 e 1958, foram acolhidas em famílias e instituições portuguesas no quadro de uma ação da Cáritas. Depois de ter sido recebido no salão nobre da Câmara de Montalegre e na escola Dr. Bento da Cruz, Robert Zischg percorreu alguns locais do concelho. Na vila visitou a fábrica "Fumeiro de Barroso - Produtos Fumados, Lda" e a sede do Ecomuseu de Barroso. O périplo terminou em Pitões das Júnias onde o embaixador ficou encantado com o património natural e arquitetónico observados.

Robert Zischg começou por ser recebido nos Paços do Concelho pelo executivo municipal. A comitiva seguiu para as instalações da escola Bento da Cruz onde o embaixador Robert Zischg encerrou a exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal", ação promovida pelo grupo disciplinar de EMRC e pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, com a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz e da Câmara Municipal de Montalegre, em articulação com a Cáritas Diocesana de Vila Real e a Embaixada da Áustria em Portugal. A exposição esteve na Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso e na Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz durante o corrente mês.

EMBAIXADOR FICOU MARAVILHADO
COM PRODUTOS E BELEZA DO CONCELHO

A segunda parte da visita iniciou na fábrica "Fumeiro de Barroso - Produtos Fumados, Lda", erguida na zona industrial de Montalegre. Robert Zischg não disfarçou o agrado com a riqueza gastronómica encontrada. Seguiu-se uma curta viagem à sede do Ecomuseu de Barroso. Aqui, o embaixador pode ver a identidade do concelho explanada em diversas plataformas digitais. Um repositório de memórias que muito sensibilizou o embaixador. Por fim, a comitiva encerrou a visita com uma ida a Pitões das Júnias onde o político austríaco ficou encantado com o património natural e arquitetónico observados.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma visita de índole cultural, institucional e diplomática, onde prevalecem os valores da cidadania e da solidariedade. São valores que estão subjacentes na atitude que Portugal teve, no período da segunda Guerra Mundial, ao receber mais de 5.000 crianças austríacas. Eram crianças que passaram as maiores privações, incluindo fome, e quando chegaram a Portugal sentiram-se num reino maravilhoso. Isto serve para percebermos a evolução das sociedades nestes 50 anos. A Áustria, que foi dizimada pela guerra, é hoje um dos países mais ricos da União Europeia. Isto mostra que o querer é poder. Fizeram-no a partir dos seus recursos endógenos e naturais. Nada melhor do que no espaço da escola, onde se formam os cidadãos, mostrarmos a solidariedade do povo português. Felicito a organização que preparou este encontro, a Cáritas, os professores envolvidos e a direção do Agrupamento de escolas Dr. Bento da Cruz».

Robert Zischg | Embaixador da Áustria em Portugal
«Foi uma visita fantástica. Foi a primeira vez que estive em Montalegre. A exposição é uma boa forma de mostrarmos a nossa gratidão num momento tão difícil para aquelas crianças austríacas. Vivemos uma época de muita destruição, má nutrição, pouca saúde. Naquela altura, a vinda para Portugal foi o paraíso. Foi um gesto muito bonito do povo português. Também sou de uma província montanhosa. Gostei muito de Montalegre, da paisagem, da barragem e do povo. Espero voltar para passar férias e aproveitar para conhecer ainda melhor».

Henrique Oliveira | Presidente da Cáritas Diocesana de Vila Real
«Há muitos anos, Portugal prestou um serviço e manifestou uma atitude de louvar. São valores que permanecem atuais e fazem de nós verdadeiros ser humanos. Este acontecimento ainda tem efeitos hoje e a prova disso é o carinho com que o embaixador e outros membros governamentais recordam essa atitude. Foi muito importante para a Áustria».

Graça Martins | Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz
«Foi um momento que fica na história do nosso agrupamento. A exposição, que esteve patente no nosso espaço durante o mês de março, permitiu aos nossos alunos estarem em contacto com a realidade de outros tempos. Queremos construir estas bases humanistas nos nossos alunos, incutindo-lhes estes valores. Estou certa de que saíram muito mais enriquecidos com esta iniciativa. Agradeço aos professores responsáveis. O envolvimento de toda a comunidade é sempre marcante. Uma palavra à Câmara de Montalegre que nos permitiu concretizar esta iniciativa com um nível diferente. Só com esta relação é possível unir esforços em prol do sucesso dos nossos alunos».

Montalegre | Exposição - "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal"
Visita do Embaixador da Áustria (1)
Visita do Embaixador da Áustria (5)
Visita do Embaixador da Áustria (2)