Ecomuseu | Adesão à Rede Portuguesa de Museus

04 Abril 2019

O vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, marca presença na sessão pública que carimba a adesão oficial do Ecomuseu de Barroso à Rede Portuguesa de Museus (RPM), cerimónia que acontece, no próximo dia 4, pelas 17h30, no Palácio da Ajuda (Lisboa). Recorde-se que o Ecomuseu de Barroso foi credenciado em 2015, pelo Despacho n.º 9469/2015, onde passou, nessa data, a estar oficialmente integrado na Rede Portuguesa de Museus (RPM), em virtude do reconhecimento técnico evidenciado no cumprimento das funções museológicas legalmente requeridas para o efeito. Porém, até ao momento, não foi agraciado com a devida cerimónia de adesão à Rede Portuguesa de Museus dado que a última sessão pública teve lugar em 2014.

«Tendo o Ecomuseu de Barroso sido credenciado em 2015, pelo Despacho n.º 9469/2015, passou nessa data a estar oficialmente integrado na Rede Portuguesa de Museus (RPM), em virtude do reconhecimento técnico evidenciado no cumprimento das funções museológicas legalmente requeridas para o efeito. Não foi, no entanto e até ao momento, agraciado com a devida cerimónia de adesão à Rede Portuguesa de Museus dado que a última sessão pública teve lugar em 2014. Tendo em conta que a Rede Portuguesa de Museus é um projeto estruturante da política cultural portuguesa e que representa um símbolo inquestionável de qualidade dos museus portugueses, a DGPC considera que as cerimónias de adesão à Rede Portuguesa de Museus de novas instituições são ocasiões ideais para celebrar a dinâmica deste sistema transversal, de adesão voluntária, que visa a cooperação entre museus no território nacional. Neste sentido e a propósito da credenciação de 5 novos museus em 2019, a DGPC organizará, no próximo dia 4 de abril, pelas 17h30, no Palácio Nacional da Ajuda, uma cerimónia de adesão à Rede Portuguesa de Museus, na qual celebraremos, igualmente, a adesão à Rede Portuguesa de Museus dos museus credenciados em 2015, em 2017 e em 2018. Nesta sessão pública, em que esperamos poder contar com a presença da Senhora Ministra da Cultura, proceder-se-á à entrega formal, como ato simbólico de celebração da adesão à RPM, de um documento comprovativo da qualidade de museu da RPM e de uma placa RPM destinada à colocação na área de acolhimento do museu».