Comunidade de Leitores | Rede Casas do Conhecimento

23 Abril 2019

No dia mundial do livro - que hoje se assinala - é anunciada publicamente a Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, projeto no qual está inserido Montalegre através da biblioteca municipal (recebe a 3.ª sessão a 18 de setembro). Trata-se de uma iniciativa organizada pela Casa do Conhecimento e pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em colaboração com as Casa do Conhecimento de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde. No próximo 9 de maio - Dia da Comunidade Europeia - na universidade minhota, realiza-se uma conferência de imprensa onde será detalhado todo o perfil do projeto. As inscrições estão abertas.

CONCEITO

As Casas do Conhecimento são espaços que reúnem um conjunto de pessoas e recursos aliados à vontade de dinamizar a região em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação. A Sociedade de Informação e Conhecimento, em que vivemos hoje, exige dos indivíduos uma adaptação e aprendizagem ao longo da vida; é missão da Universidade e do poder local contribuir para a criação de espaços de aprendizagem flexíveis, interativos e de acesso livre a todos os segmentos da sociedade civil, ajustando os modelos de difusão e aquisição de conhecimento às necessidades da região e respeitando os diversos níveis de competências das suas populações. As Casas do Conhecimento são estes espaços, que visam, simultaneamente, contribuir para a disseminação do conhecimento, diminuir as assimetrias digitais, que se verificam a nível regional e nacional, e a infoexclusão das populações, através da mobilização das suas comunidades locais, regionais e académicas, como atores do desenvolvimento económico e social.

ORGANIZAÇÃO

A Rede Casas do Conhecimento (RCdC) assenta na constituição de uma rede de divulgação científica e tecnológica, que se rege naturalmente por estatutos e regulamento interno, baseada numa parceria forte entre uma entidade de ensino superior e investigação (UMINHO) e as autarquias. Para a Universidade do Minho, as Casas do Conhecimento são «uma outra dimensão da Universidade» que permite, acima de tudo, reforçar a sua condição de agente regional ativo, mas também atuar de forma visível em concelhos da região onde não há presença de ensino superior público, alargar o reconhecimento e a procura da sua oferta formativa e criar um campo de experimentação, onde podem ser testadas tecnologias e serviços inovadores. Para os municípios, as Casas do Conhecimento constituem "canais" pelos quais se promove a inclusão das populações na Sociedade da Informação, a igualdade de acesso e eficiente utilização das tecnologias digitais, contribuindo, desta forma, para o incremento das competências e qualificações das pessoas e para o desenvolvimento social, cultural e económico da região.
Neste projeto em Rede, à universidade foi atribuído o papel de coordenador científico e técnico de intervenção nas Casas do Conhecimento, bem como contribuir com os seus ativos humanos, conhecimento e rede de investigação para a dinamização do plano de atividades. Às autarquias compete disponibilizar um conjunto de recursos humanos, materiais e financeiros, bem como o acesso livre da população às suas Casas do Conhecimento. Ao Centro de Computação Gráfica foi atribuída a faceta de operacionalizar a infraestrutura da rede e assegurar a coordenação e o desenvolvimento tecnológico necessário e adequado.

OBJETIVOS

- Reforçar a cultura científica e tecnológica das populações, privilegiando contextos de experimentação prática;
- Contribuir para o incremento das qualificações e das competências técnicas e académicas da população, nos domínios da ciência e das Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Incentivar uma cidadania mais participativa, colaborativa e associativa, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Incrementar a perceção das atividades e dos atores do processo de investigação científico e tecnológico por parte das populações;
- Contribuir para o reforço das atribuições municipais ao nível da inovação, do desenvolvimento local e regional, da ciência e da tecnologia, nomeadamente através da promoção, dinamização e implementação de projetos tecnológicos, com a respetiva componente de investigação e desenvolvimento, de utilidade pública para as populações e para a região;
- Constituir-se como um fórum para a Sociedade do Conhecimento e Inovação, local de convergência de entidades públicas e privadas, através de ações como colóquios, seminários, conferências, workshops ou através da promoção, elaboração, edição e divulgação de estudos e publicações;
- Implementar modalidades de ensino-aprendizagem em contextos de e-learning, b-learning e m-learning.

ATIVIDADES

A RCdC rege-se por um plano de atividades anual, onde se destacam ações de formação para reforço das competências técnicas e académicas, junto de vários públicos-alvo, ações de divulgação tecnológica e científica (como workshops, seminários, eventos recreativos, ações junto do público escolar, entre outras), e projetos de experimentação tecnológica. Contudo, esta enumeração não pretende limitar a possibilidade de realizar ações de outra índole, sempre de acordo com a missão e os objectivos das Casas do Conhecimento.

FUNDADORES
Universidade do Minho
Centro de Computação Gráfica
CM Vila Verde