Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Bombeiros de Montalegre | 70 Anos

28 Abril 2019
Bombeiros de montalegre  70 anos   29  1 1024 2500

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre festejou 70 anos com uma cerimónia intensa de atividades. Uma jornada que serviu para lembrar memórias, agradecer quem trabalha e projetar o futuro. A efeméride contou com a presença, entre muitas individualidades, do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Tavares Neves.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um dia memorável. Uma celebração realizada com muita dignidade com o agraciamento daqueles que, ao longo dos tempos, passaram por esta associação. Contou com o envolvimento da comunidade e com a presença das autoridades distritais e nacionais presentes. Pudemos presenciar o carinho e a efusividade de quem chegou a esta vetusta idade no cumprimento escrupuloso dos deveres e apresentando uma folha de serviço digna de registo. Estão de parabéns os Bombeiros Voluntários de Montalegre que personificam os de todo o país e a quem se exige, cada vez mais, que disponham de meios que nem sempre são os mais adequados para o desempenho das suas tarefas. Enquanto representante do município, congratulo-me pelo apoio que tem sido possível prestar às corporações de bombeiros do concelho. Acredito que nunca verão a sua ação limitada por falta de meios porque procuraremos acudir às suas necessidades para que façam sentir a sua ação junto das populações que os acarinham e os apoiam de forma incansável. Parabéns a todos e muita vida para quem dá o rosto pelas associações e quem tenham sempre muito êxito no desenvolvimento das suas missões».

José Artur Neves | Secretário de Estado da Proteção Civil
«Pela dimensão deste território, pela dispersão da população que é maioritariamente idosa e isolada, o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Montalegre é absolutamente estruturante para dar segurança a estes cidadãos. O multifacetado conjunto de riscos que o território tem, com muitos visitantes e muito território para percorrer, torna as funções mais complicadas. Perceber que temos uma corporação de bombeiros há 70 anos é motivo de grande satisfação. É muito importante para a proteção civil e para o Governo sentirmos este trabalho de proximidade. Senti que aqui há uma dinâmica que é muito boa para o país. Foi com muita satisfação que estive aqui. Agradeço à população de Montalegre o apoio que tem prestado às suas corporações. É sempre motivo de muita satisfação».

Jaime Marta Soares | Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses
«Foi um dia muito importante para Montalegre. Ao longo dos anos, os bombeiros têm assumido o seu papel na defesa da vida e dos haveres das populações e onde demonstram grande capacidade técnica e profissional. São o garante da segurança deste município. É um local multifacetado numa região de montanha com mais de 800 quilómetros de superfície. Foi uma jornada de felicitação e congratulação. Quem assistiu às celebrações percebeu a importância do passado na construção do futuro. Vimos nesta casa modernidade, evolução para acompanhar as exigências da sociedade. Foi muito bonito».

António Eduardo dos Santos | Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre
«Tenho um sentimento de grande satisfação porque fizemos, na minha modesta opinião, uma grande festa. Consistiu essencialmente em homenagear todos aqueles que, ao longo de 70 anos, contribuíram para a defesa da população de Montalegre. Foi feito com muito esforço, com muita dedicação, com muito tempo perdido pela direção, comando e, principalmente, pelos bombeiros. Sinto-me feliz porque penso que a comunidade está contente com os bombeiros e, sobretudo, têm a garantia de que estão bem servidos».

David Teixeira | Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre
«É muito bom estar no comando e poder organizar esta homenagem. Foi uma cerimónia longa mas com muito sentimento e com o reconhecimento do trabalho feito. 24 Horas por dia durante 70 anos, com esforço, dedicação e risco de vida, é muito tempo. Sentimo-nos muito orgulhosos por representar esta associação. O meu agradecimento a todo o corpo ativo, a toda a direção, assembleia geral e conselho fiscal. Agradeço o envolvimento da comunidade que se juntou a nós nesta festa».

Francisco Oliveira | Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real
«Um gesto de agradecimento para a direção e comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e para o município por nos terem recebido de forma tão calorosa nesta linda vila barrosã. Foi um dia especial para todos os bombeiros, mas particularmente para os de Montalegre e do nosso distrito. Os bombeiros de Montalegre assinalam sete décadas ao serviço das populações. A nossa homenagem a todos, com ou sem farda. A nossa federação representa 26 associações humanitárias. É constituída por 1.250 homens, 487 viaturas, numa área de intervenção de 4.328 km2, com cerca de 220 mil habitantes. É a quarta maior federação do país. Saudamos, de modo especial, todos os bombeiros voluntários que são a principal estrutura de proteção e socorro do país».

Álvaro Ribeiro | Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Vila Real
«Vejo este aniversário como um marco importante na história da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e do município. É uma corporação diferente, com todo o valor que as outras têm. Tem um interesse e uma enorme importância na segurança e proteção das pessoas e dos seus haveres e do meio ambiente».

bombeiros_de_montalegre__70_anos___5_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___7_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___9_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___17_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___19_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___20_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___23_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___26_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___27_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___28_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___30_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___33_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___34_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___35_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___36_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___37_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___39_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___41_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___43_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___46_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___49_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___52_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___56_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___57_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___59_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___60_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___62_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___63_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___68_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___71_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___72_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___73_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___74_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___75_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___78_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___80_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___84_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___86_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___87_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___88_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___90_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___92_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___95_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___97_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___99_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___100_
bombeiros_de_montalegre__70_anos___102_