Montalegre | Dia do Município 2019

09 Junho 2019

O desporto do concelho de Montalegre foi laureado no "Dia do Município". Um conjunto de homenagens a atletas e clubes que brindam o território com feitos e exemplos para a sociedade. O salão dos Paços do Concelho foi pequeno no testemunho deste ato público.

A somar à atribuição do segundo prémio literário Bento da Cruz e à reabertura do Castelo de Montalegre, a celebração do "Dia do Município" ficou marcada com a decisão do executivo em atribuir a Medalha de Mérito Municipal a atletas e coletividades desportivas. Neste particular, o presidente do município, Orlando Alves, justificou: «tributamos homenagens na área do desporto, aos atletas e instituições que, reconhecidamente, o merecem. É gente que se tem distinguido em diversas modalidades. Damos a conhecer aos barrosões que temos jovens que são campeões olímpicos, do Mundo e que se esforçam nas diversas modalidades. Dão brilho aos clubes de que fazem parte. Homenageamos os clubes pelo trabalho desenvolvido na preparação dos atletas para a vida».

MEDALHA DE MÉRITO | CLUBES

Centro Desportivo e Cultural de Montalegre
- Fundado em 1964
- 1 subida à II Divisão Nacional
- 5 subidas aos Nacionais da III Divisão
- 1 subida ao Campeonato de Portugal
- 6 vezes campeão distrital
- 4 Taças da A. F. Vila Real
- 2 SuperTaças Sequeira Teles da A. F. Vila Real
Paulo Reis | Presidente
«O nosso clube recebe esta medalha com grande orgulho e satisfação. É para ser partilhada com quem esteve e está com a nossa instituição desde 1964: atletas, presidentes, associados, todos sem exceção. Todos os que passaram pelo clube e construíram a nossa história com sucesso».

Grupo Desportivo Associação Recreativa e Cultural de Vilar de Perdizes
- Fundado em 1976
- 1 vez campeão regional (Zona Norte) | Futebol 11
- 1 vez campeão da 1ª Divisão Distrital da A. F. Vila Real
- 1 vez campeão da 2ª Divisão Distrital da A. F. Vila Real
- 2 vezes campeão distrital de Infantis | Futsal
- 1 vez campeão da I Taça Distrital de Veteranos da A. F. Vila Real
Márcio Rodrigues | Presidente
«É um momento de reconhecimento para a nossa instituição que muito me orgulha. O trabalho dos últimos anos foi enaltecido e é um dos momentos mais altos para o nosso clube. É muito gratificante».

Grupo Desportivo e Cultural de Salto
- Fundado em 1980
- 2 vezes campeão da 2ª Divisão Distrital da A. F. Vila Real | Futebol 11
- 2 vezes campeão da Taça de Disciplina da A. F. Vila Real
- 2 vezes campeão distrital | Futsal
- 2 vezes campeão da Supertaça distrital
- 1 vez campeão distrital Juniores
- 1 vez campeão da Taça da Escolinha de Futebol
Jorge Carvalho | Presidente
«Foi uma honra. É um reconhecimento para as pessoas que, ao longo de mais de 40 anos, trabalharam em prol do desporto na freguesia de Salto».

Academia de Futebol e Futsal Abelhas Azuis
- Fundada em 2016
- 1 vez campeão distrital de Infantis
- 2 vezes campeão distrital de Iniciados
- 1 vez campeão da Taça distrital de Iniciados
- 2 vezes campeão distrital de Juvenis
- 2 vezes campeão da Taça distrital de Juvenis
- 2 vezes campeão distrital de Juniores
Paulo Cruz | Presidente
«Agradeço à Câmara Municipal a atribuição desta medalha. Ao fim de três anos de existência, vermos o nosso trabalho reconhecido desta forma, na nossa terra, é algo que nos deixa orgulhosos, que nos dá ânimo e mais responsabilidade para continuarmos a nossa missão. Queremos continuar a fomentar a prática desportiva nos jovens da nossa terra e incutir-lhes o orgulho e a paixão de serem de Barroso».

MEDALHA DE MÉRITO | ATLETAS

Carina Luís
«É um orgulho. Também trabalhamos para termos dignidade de dizermos que somos de Montalegre. É uma motivação e um orgulho superior ser homenageada na minha terra e pelo meu município».
- C
ampeã olímpica de futsal feminino, sub 19, nos jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.
- Atleta do Grupo Cultural e Recreativo Nun’ Álvares, de Fafe.

Catarina Dias
«Foi muito bom fazerem este reconhecimento aos atletas e clubes da nossa terra. Realço que achei muito importante porque nos sacrificamos muito, nas várias modalidades. Montalegre é a terra onde nasci e que represento, da melhor forma possível, pelos locais onde passo».
- Vice-campeã do Mundo, na categoria júnior, em Kickboxing Full Contact, na Irlanda.
- Atleta do Ginásio Clube Mirandelense.

Ana Catarina Albuquerque
«Foi um dia muito feliz. Agradeço à minha família e ao município de Montalegre pela homenagem. É muito gratificante e motivador ver o nosso trabalho reconhecido no nosso concelho».
- 23 internacionalizações ao serviço da seleção portuguesa, Sub 17.
- Atleta da Academia do Arsenal Womens FC sub 21, em Londres.

João Pedro Carvalho
«É um momento muito alegre e que me deixou muito satisfeito. É importante que se valorize os bons exemplos, nas diversas áreas, no país. É uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido e uma motivação continuar a fazer mais e melhor».
- Campeão do Mundo de artes marciais em Kickboxing Full Contact, 71kg, ao serviço da Seleção Nacional Portuguesa, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.
- Atleta do Sporting Clube de Braga.

Nuno Brito
«Foi um momento muito importante e com muito significado para mim. Tenho muitas ligações a Montalegre e isso orgulha-me muito. Muito obrigado».
- Medalha de prata, ao serviço da Seleção Nacional de Andebol de Praia, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.
- Atleta do Arsenal de Braga

DIA DO MUNICÍPIO 2019 - Presidente da Câmara de Montalegre | Discurso

Montalegre | Dia do Município 2019 - Programa

Dia do Municipio 2019 (2)