Rali Alto Tâmega 2019 | Apresentação

24 Maio 2019

A Casa do Vinho, em Valpaços, testemunhou a apresentação do Rali Alto Tâmega, evento que acontece nos dias 8 e 9 de junho e que junta os municípios de Montalegre, Boticas, Chaves e Valpaços. O objetivo, assumido, é tornar o Rali Alto Tâmega no melhor rali de asfalto do país, à semelhança do que acontecia na era dourada do evento, nas décadas de 80 e 90. Durante a apresentação foi, também, inaugurada uma exposição fotográfica sobre a história do Rali Alto Tâmega, com fotografias de Armindo Cerqueira e António Silva.

Depois do sucesso da reedição do evento em 2018, 25 anos depois da última edição realizada na década de 1990, o Rali Alto Tâmega cresceu em dimensão e ambição para 2019, com a organização a contar com o apoio conjunto dos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços. O objetivo, assumido, é tornar o Rali Alto Tâmega no melhor rali de asfalto do país, à semelhança do que acontecia na era dourada do evento, nas décadas de 80 e 90 do século passado.
Na sessão, foram apresentados todos os detalhes da prova, que terá o formato e as condições de segurança de um evento do Campeonato de Portugal de Ralis, com uma extensão de 113,85 kms cronometrados e o centro operacional instalado no Quartel do Regimento de Infantaria N.º 19, em Chaves. O Rali Alto Tâmega 2019 é pontuável para o Campeonato Norte de Ralis, Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis e Copa 106. Durante a apresentação na Casa do Vinho, em Valpaços, foi também inaugurada uma exposição fotográfica sobre a história do Rali Alto Tâmega, com fotografias de Armindo Cerqueira e António Silva.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Montalegre tem uma intensa atividade de eventos ao longo do ano e decidimos receber, também, o Rali Alto Tâmega, que por acaso passa no nosso concelho no dia 9 de junho, feriado municipal. Tenho a certeza que os montalegrenses e demais aficionados do desporto automóvel terão aqui mais uma prova do seu agrado e que vai projetar a nossa região em todo o país e não só, tal como aconteceu com o ralicross. O objetivo da organização e dos quatro municípios é passarmos para o Campeonato de Portugal de Ralis e tenho a certeza que vamos ser bem-sucedidos».

Nuno Loureiro | Presidente do CAMI Motorsport - Organização
«Com a edição de 2018, provámos a importância de voltar a ter o Rali Alto Tâmega no panorama dos ralis em Portugal. Para 2019, os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços partilharam a visão e a ambição do CAMI, para que, em conjunto, coloquemos a região no Campeonato de Portugal de Ralis, a modalidade que gera maior retorno mediático no desporto automóvel nacional. Acredito que a prova pode, rapidamente, tornar-se num veículo de promoção por excelência de toda a região do Alto Tâmega. Em temos operacionais, temos uma estrutura pensada ao mais ínfimo pormenor e além disso acredito que a qualidade e espetacularidade dos troços vai voltar a apaixonar tanto o público como os pilotos».

Sábado | 8 de junho
Shakedown - Valpaços » 08h30 - 12h30
Partida Simbólica - Porta D'Armas Quartel R. Infantaria N.º 19 » 15h50
PE1 Valpaços (15,37 kms) » 16h22