Salto | VI Semana do Barrosão inaugurada

26 Julho 2019

Está aberta a sexta edição da "Semana do Barroso", evento que decorre, até domingo, na vila de Salto, concelho de Montalegre. Há muito para observar e degustar no parque de lazer do Torrão da Veiga, local que acolhe um certame que valoriza os produtos locais, com especial foco na carne barrosã.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Tenho o dever, enquanto autarca, de impor no setor comercial a ideia de que o futuro de Salto passa por consagrar e transformar esta localidade na capital do barrosão. Queremos que as pessoas venham a Salto comer a carne barrosã como vão à bairrada comer o leitão. É um processo evolutivo e estamos a fazer esse caminho. Estamos a credibilizar e a impor a qualidade desta carne levando-a à mesa dos consumidores ou a fazer com que venham degustá-la cá. Se conseguirmos colocar esta motivação na cozinha dos restaurantes estamos a pensar na solidificação económica. Agarramos este desígnio a pensar no futuro. Anualmente investimos muito dinheiro para impor esta ideia. Queremos preservar a raça e alimentar a atividade económica. Já duplicamos esse valor no apoio à produção. É por aqui que vai passar o engrandecimento desta região».

Nuno Sousa | Presidente da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã
«É mais um evento que realizamos no sentido de promovermos a raça barrosã. É um dos melhores dias da abertura desta feira. O objetivo é divulgar a raça barrosã, a vila de Salto e o concelho de Montalegre. Contamos com muita adesão».

Alberto Fernandes | Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Espero que tudo decorra como é costume. Temos um programa muito completo e diversificado, com chegas de bois, animação, degustação de produtos locais, coisas que os nossos visitantes apreciam. A carne barrosã no solar da raça é o melhor que poderíamos ter. Convidamos toda a gente a vir passar momentos agradáveis connosco».

SALTO - VI SEMANA DO BARROSÃO (26 a 28 julho 2019) PROGRAMA

salto___vi_semana_do_barrosao__abertura___13_