Montalegre | 'Histórias da Vermelhinha' no Pelourinho

30 Julho 2019

A companhia de teatro Filandorra apresentou "Histórias da Vermelhinha", numa sessão ao ar livre, no Pelourinho, em Montalegre. A peça teatral - inspirada na obra do saudoso escritor barrosão Bento da Cruz - arrancou sonoras gargalhadas do público. Um espetáculo que abriu o calendário de "festas" do município, produzido no âmbito do projeto "O Teatro e as Serras - Pólo de Criação da Serra do Barroso", vencedor do orçamento participativo de Portugal 2017.

«Contar e ouvir histórias, era o passatempo favorito das horas livres.
Principalmente em três locais de convívio hoje caídos em desuso; no monte, no forno, ao serão»
Bento da Cruz, in prefácio "Histórias de Vermelhinha"

«Histórias da Vermelhinha são a adaptação ao palco dos contos "proibidos" da tradição oral das terras dos Barroso, que Bento da Cruz escutou em criança de contadores de craveira como João do Gervaz de Vila da Ponte ou de Manuel da Inácia de Negrões, e que reproduziu na obra com o mesmo nome, numa espécie de "viagem" pelo mundo rural do tempo dos nossos avós quando vestiam de linho no Verão e de burel no Inverno e eram o esteio do ensino dos mais novos. Para além das histórias de raposas, tourões ou lobos, Bento da Cruz faz o relato das histórias contadas em reservado e sem preconceitos linguísticos, "sem tirar nem por uma vírgula"… são as históricas "mais picantes, eróticas, ou de crítica social" que envolviam padres, galegos, doutores, santos, burros, ladrões, cornos e rameiras, que alegravam as noites de inverno à lareira e alimentavam a "coscuvilhice". LER/FAZER estas histórias é comer o pão e o presunto do imaginário do Barroso. Conhecem-lhe o sabor? (José Viale Moutinho)».

PEÇA

Interpretações: Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Sofia Duarte, Bruno Teixeira, Rui Moura e Silvano Magalhães.
Encenação e espaço cénico: David Carvalho
Assistente de encenação: Bibiana Mota