Montalegre assinou protocolo de geminação com Tarrafal

05 Outubro 2019

Montalegre e Tarrafal passam a estar geminados depois da assinatura do protocolo que aconteceu nas instalações da autarquia barrosã. Os dois municípios acreditam que o "casamento" irá perdurar por largo tempo. Orlando Alves, em nome do concelho de Montalegre, e José Pedro Soares, líder do município do Tarrafal (Cabo Verde) selaram «um dia histórico», assim defendido por ambos. O grande pretexto deste acordo está centrado na figura de Bento Gonçalves, barrosão nascido na aldeia de Fiães do Rio, morto no campo de concentração cabo-verdiano e 1.º Secretário-Geral do Partido Comunista.

Montalegre e Tarrafal - município erguido na ilha de Santiago, Cabo Verde - passam a ficar geminados. O protocolo foi assinado no salão dos Paços do Concelho numa cerimónia solene que contou, entre outras individualidades, com a presença dos dois autarcas: Orlando Alves, em representação de Montalegre, e José Pedro Nunes Soares, em nome do município cabo-verdiano.

DIA HISTÓRICO

Orlando Alves justificou este "casamento" na figura «excelsa» de Bento Gonçalves, um filho da terra cujo nome está eternamente associado ao Partido Comunista Português (PCP) dado ter sido o primeiro Secretário-Geral. Os valores da liberdade e da democracia são invocados num homem que, recorde-se, em 1936 integrou a primeira leva de deportados que inaugurou o sinistro campo de concentração do Tarrafal, local onde viria a morrer depois de ter vivido anos a fio em condições infra-humanas. O autarca sublinha que esta geminação «pretende manter viva a chama dos ideais da democracia, assim como reforçar os laços de amizade para com um povo que foi colonizado por Portugal e a quem Portugal deixou em condições de vida difíceis e sem meios para estruturar o futuro que a independência colocou nas suas mãos».

VISITAS: ECOMUSEU E CASTELO

Finda a cerimónia protocolar, a comitiva rumou à zona histórica da vila de Montalegre onde pode contemplar o impacto do património cultural do concelho. O presidente do município do Tarrafal ficou muito agradado com a beleza do Ecomuseu de Barroso e do castelo de Montalegre. Neste particular, referiu que o antigo campo de concentração do Tarrafal - onde tombou Bento Gonçalves - vai avançar para uma candidatura a Património da Humanidade. José Pedro Soares avaliou com «nota máxima» o trabalho profícuo que está a ser feito em Montalegre, um «exemplo» que serve de inspiração para a musealização que será operada, para breve, no concelho cabo-verdiano.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um ato muito importante que mostrou que somos dignos do nosso passado. Somos obreiros da construção do nosso futuro e sabemos render homenagem a quem nos representou ao longo da vida e fez do povo de Barroso um exemplo. É gente que acredita em ideais e luta por eles. Tudo isto para evocar Bento Gonçalves, uma vez que é à volta da sua figura que materializamos esta geminação. Fazemos história e desbravamos caminhos. Vamos criar fluxos de animação cultural, desenvolvimento turístico, económico e intercâmbio na formação dos jovens dos dois territórios. O mundo é global e a comunicação é prova disso mesmo. Temos que saber aproveitar os laços históricos que nos ligam, a cultura de que somos portadores e a língua que nos é comum para perpetuarmos os laços de fraternidade e cooperação. A dor dos povos africanos, vítimas de crueldade da guerra e da ditadura, é também a nossa. Somos muito semelhantes. São pontes para construção de um futuro comum que deve aproximar-nos. Agradeço ao presidente da Câmara do Tarrafal a disponibilidade para aceitar este desafio. Agradeço a circunstância de ter escolhido o dia da Implantação da República para sinalizar um acontecimento que queremos que se prolongue no tempo».

José Pedro Soares | Presidente da Câmara do Tarrafal
«Este protocolo tem um sabor especial. Vai perpetuar a figura de Bento Gonçalves. Vai enaltecer todos os que lutaram pela liberdade, lembrando todos os que passaram pelo campo de concentração do Tarrafal. É especial por ter sido celebrado em Montalegre. Temos territórios com muitas semelhanças. Refiro-me às montanhas, às atividades económicas, no caso da agricultura e da pecuária. O vosso Ecomuseu apresenta um grande património. Vamos iniciar as obras de musealização do Campo do Tarrafal e considero que Montalegre pode ser um grande contributo. Vamos estreitar o relacionamento entre estes dois povos. Queremos que as próximas gerações possam beneficiar deste protocolo. Ao contrário de Montalegre, temos 18.217 habitantes, com muita juventude, ávida de conhecimento. Visitei alguns locais e admirei a vastidão do território. No Tarrafal temos apenas 112 quilómetros quadrados em contraponto com Montalegre com mais de 800. Diria que têm uma vasta dimensão. É muita terra. É um Mundo. O calor humano disfarça o frio desta região. Espero que as gentes de Montalegre possam visitar o meu município brevemente».

GEMINAÇÃO | Montalegre e Tarrafal (Cabo Verde) - PROTOCOLO

Montalegre (Geminação - Tarrafal) (1)
Montalegre (Geminação - Tarrafal) (2)
Montalegre (Geminação - Tarrafal) (3)