Município entregou cartões 'abem'

26 Setembro 2019

A Câmara de Montalegre entregou a 14 munícipes, um cartão de acesso a medicamentos comparticipados pelo programa abem, da Rede Solidária do Medicamento. Esta entrega surge na sequência do protocolo de colaboração, formalizado no início do ano, entre a Câmara de Montalegre e a Associação Dignitude, que tem como objetivo comparticipar a compra de medicação a pessoas do concelho que se apresentem numa situação de carência económica.

Através deste protocolo, o município de Montalegre compromete-se a prestar, anualmente, um contributo financeiro para o programa abem. Trata-se do primeiro programa solidário da Associação Dignitude, instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Tem por missão desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. Desta forma, os serviços da autarquia ficam responsáveis pela referenciação e inscrição dos beneficiários neste programa, que terão que reunir alguns requisitos específicos, nomeadamente, residir no concelho de Montalegre e possuir um rendimento per capita do agregado familiar inferior a 60% do indexante dos apoios sociais. Uma medida que visa apoiar as pessoas com menos rendimentos e que, ao serem portadoras do cartão, podem adquirir os medicamentos abrangidos pela comparticipação, numa das farmácias do concelho, que também se associaram a este projeto solidário. Trata-se da primeira fase desta ação. Para breve, está na calha a entrega de mais seis cartões a utentes do concelho. O plafond disponível poderá ser alargado de acordo com as necessidades dos utentes.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Pretendemos dar dignidade às pessoas. Queremos que vivam com dignidade. Sabemos que muitos idosos gastam o que têm e não têm em medicação. Sentimos que estamos a cumprir o nosso dever. Vamos de encontro às necessidades das pessoas, melhorando a sua qualidade de vida».

cmm_entrega_cartoes_abem__1_
cmm_entrega_cartoes_abem__2_