Turismo | Municípios querem mais fluxo turístico

24 Outubro 2019

O vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, esteve em Vieira do Minho onde participou numa reunião que visou delinear uma estratégia que permita captar mais turistas. O encontro, promovido pela Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, contou com a presença de autarcas, técnicos municipais e representantes de várias instituições dos concelhos de Montalegre, Vieira do Minho, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Amares, Terras de Bouro e Cabeceiras de Basto.

Montalegre foi um dos sete municípios que marcou presença numa reunião de trabalho promovida pela Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação que visou concertar estratégias para atrair mais fluxos turísticos para os respetivos concelhos. Para além de Montalegre, representado pelo vice-presidente David Teixeira, estiveram presentes as autarquias de Vieira do Minho, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Amares, Terras de Bouro e Cabeceiras de Basto.

TRABALHO EM REDE

Ao todo, estiveram cerca de 70 elementos envolvidos dos municípios que identificaram os problemas inerentes à atratividade turística nestes territórios, referindo a sazonalidade e a falta de cooperação entre as entidades como fator crucial. Os técnicos presentes - divididos em sete grupos - identificaram como desafios a vencer «questões relativas à sazonalidade, à estratégia e aos produtos turísticos». No final, o representante de cada grupo procedeu à apresentação das conclusões a que chegaram. No que concerne a Montalegre, o vice-presidente David Teixeira defendeu que «é preciso pôr a população dos sete municípios a ir aos eventos uns dos outros e isso consegue-se criando esta rede. Este encontro serve para identificar atores e desta interação sai um produto motivador para atrair pessoas». Por fim, referir que o plano de ação de cada grupo de trabalho será apresentado publicamente, no dia 17 de dezembro, numa sessão plenária a decorrer no município de Vieira do Minho.