Educação | Câmara paga transporte escolar a 100%

07 Janeiro 2020

Os alunos do concelho de Montalegre, em todos os níveis de ensino, passam a ter transporte escolar gratuito. A despesa passa a ser assumida, na totalidade, pela autarquia. Uma decisão que «alivia a bolsa das famílias do concelho», garante Orlando Alves, presidente do município. A comparticipação em 100% com o custo do transporte a todos os alunos passou a ter efeito desde o início deste ano. A medida abrange perto de 600 alunos.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Esta decisão é um apoio à família. Sentimos o peso que a educação tem no orçamento familiar. Recorde-se que o transporte escolar é, por lei, gratuito no período da escolaridade obrigatória. No entanto, a partir daí tem de ser assumido pelos encarregados de educação. Entendemos que chegou a altura de o município colaborar no esforço que os pais fazem para verem os seus filhos com êxito escolar e a frequentar uma escola onde se dá formação e os prepara para a vida. É um contributo que alivia a bolsa dos pais e um contributo para a formação dos nossos jovens para uma escolarização bem-sucedida. Para a Câmara de Montalegre representa um esforço financeiro, mas é um esforço que faz todo o sentido. Optamos por estar ao lado das famílias no esforço que fazem para educar os seus filhos».