Qual o modo de produção do Cabrito de Barroso?

16 Março 2005
Informações de um produto que está em exibição em Montalegre ao longo deste fim de semana
O sistema de exploração de caprinos praticado na área de produção é o sistema extensivo tradicional à base de pastagens naturais. Os animais pastoreiam livremente as pastagens naturais nas áreas baldias durante todo o ano, por vezes em regime de vezeira, uma forma de pastoreio comunitário e ancestral, ainda utilizado nesta região. A estabulação permanente dos caprinos apenas se verifica em poucos dias durante o Inverno, quando o mau tempo impede a sua saída para o monte, sendo-lhe fornecido feno, rama de vidoeiro ou de salgueiro e fetos secos.
Na alimentação dos animais utilizam-se exclusivamente produtos naturais. Em caso algum é permitido o emprego de produtos que possam interferir no ritmo normal de crescimento e desenvolvimento dos animais, tais como silagens, concentrados comerciais, hormonas, antibióticos, sulfamidas, anabolizantes, coccidostáticos e outros produtos interditos ou desaconselhados por lei.
Os cabritos alimentam-se de leite materno até ao abate e só começam a ingerir alimentos sólidos, mas sempre naturais (o feno, rama de vidoeiro, carqueja, urze, fetos secos e farinha de centeio) a partir de um mês de idade.
O Cabrito de Barroso possui uma vasta produção com um rigoroso controlo de qualidade, tanto na criação como no abate. Produz-se nos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar.
Todas as explorações são obrigadas a cumprir o plano sanitário aprovado para a preservação da saúde destes animais.
O transporte destes animais para o local de abate é feito com serenidade e segurança. Note-se que o tempo de transporte nunca pode exceder 8 horas.
A refrigeração valoriza a tenrura, consistência, cor, sabor e aroma que lhe são próprias. A desmancha e acondicionamento só podem realizar-se em locais próprios e licenciados para o efeito.
Qual o modo de produção do Cabrito de Barroso?