Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Sapadores Florestais (CIM Alto Tâmega) | Trator

02 Março 2020
Sapadores florestais  cim alto tamega    trator  7  1 1024 2500

No terreno desde abril do ano passado, a brigada de sapadores florestais da CIM (Comunidade Intermunicipal) do Alto Tâmega recebeu, em Montalegre, um potente trator florestal que vai dar maior capacidade de resposta ao trabalho de gestão de combustíveis. Esta nova máquina surge à luz de um protocolo de comodato celebrado entre a CIM do Alto Tâmega e o ICNF. Acompanhado pelo responsável do Gabinete Técnico Florestal, José Dias, o presidente do município e também presidente em exercício da CIM-Alto Tâmega, Orlando Alves, apadrinhou a receção do novo equipamento.


No âmbito da candidatura que a CIMAT submeteu ao ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) para constituição de uma brigada de sapadores florestais de 15 elementos para o Alto Tâmega e, que iniciou funções, em abril, do ano passado, surge, agora, um contrato de comodato celebrado entre a CIMAT e o ICNF, por forma a dar resposta ao trabalho de gestão de combustíveis, no território, a cedência de diversos equipamentos mecânicos. É neste âmbito que surge este trator (Valtra – 214cv) e quatro alfaias (destroçador de martelos, destroçador de correntes, grade de discos e estilhaçador), entregues à CIMAT. Este equipamento mecânico - apoiará o trabalho da brigada de Sapadores Florestais da CIMAT - irá movimentar-se, rotativamente, entre os seis municípios que constituem o Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar). De realçar que dos 15 elementos que fazem parte da brigada, pelo menos quatro deles receberam formação especifica para manobrar o trator florestal.

PRESIDENTE ELOGIA AQUISIÇÃO

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, e presidente, em exercício, da CIMAT, referiu que a aquisição deste equipamento é de «vital importância para que se possa fazer uma intervenção eficaz, na chamada rede primária e na rede secundária, de toda a imensidão dos concelhos do Alto Tâmega e, que vai trabalhar para que se constituam zonas de contenção e propagação dos incêndios florestais que são o flagelo com que, ultimamente, nos temos vindo a confrontar e que pode vir a ser exponenciado se não tomarmos as medidas que têm de ser tomadas».

CIM Alto Tâmega - TRATOR

sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__1_
sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__3_
sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__5_
sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__4_
sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__6_
sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__9_
sapadores_florestais__cim_alto_tamega____trator__10_