Educação | Estudo em Casa

20 Abril 2020

Iniciaram hoje as aulas para cerca de um milhão de alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. O programa Estudo em Casa no canal RTP Memória acontece de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00 e foi uma das respostas encontradas pelo Governo para manter as aulas à distância durante a pandemia da Covid-19.

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h00 às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos. O nome #EstudoEmCasa foi escolhido para assinalar o "Dia do Estudante", a 24 de março, «numa altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa».

HORÁRIOS

Os conteúdos, organizados em blocos de 30 minutos e agregados para vários anos, são transmitidos através do seguintes canais: TDT – canal 7; MEO – canal 100; NOS – canal 19; Vodafone – canal 17; Nowo – canal 13 e ainda em www.rtp.pt/estudoemcasa. Em paralelo, a RTP2 passa, também, a divulgar conteúdos educativos para as crianças do Ensino Pré-Escolar (dos 3 aos 6 anos). Para complementar o apoio prestado pelas escolas e pelos professores aos alunos, encontra-se disponível no site apoioescolas.dge.mec.pt um conjunto de orientações e recursos referentes ao Plano de Ensino à Distância (E@D).

"ESTUDO EM CASA" | HORÁRIO

Roteiro | 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas