Covid-19 | Município cede 115 computadores a alunos carenciados

27 Abril 2020

O município de Montalegre cedeu 115 computadores, com acesso à internet, a alunos carenciados do concelho de acordo com indicação do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz. O foco abrange todos os graus de ensino (1.º ao 12.º ano) e ensino profissional. A medida representa um investimento de 85 mil euros. A reboque, foram anunciadas outras medidas sociais que o executivo adotou no âmbito do surto epidémico da covid-19 que totalizam um valor próximo de um milhão de euros.

Tendo por missão a igualdade de circunstâncias para todos os alunos no acesso ao ensino à distância - em virtude do encerramento das escolas - o município de Montalegre decidiu ceder mais de uma centena de computadores, com acesso à internet, a alunos de todos os graus de ensino (1.º ao 12.º ano) e ensino profissional, com vulnerabilidade socioeconómica. A par, a autarquia disponibiliza apoio alimentar a 34 famílias (63 crianças). Ainda sob esta matéria, a Câmara de Montalegre disponibiliza, também, impressão de material de apoio e colaboração na entrega do mesmo em articulação com os presidentes da junta e agrupamento.

MEDIDAS

- Cedência de 115 computadores com acesso à internet | 85.000€
- Apoio alimentar (34 famílias - 63 crianças) | 16.500€
Total - 101.500€

Ainda no campo sócioeconómico, o município de Montalegre concede uma série de apoios à população em geral que merecem particular nota. Dinheiro que ajuda o tecido empresarial e institucional, bem como a setores fundamentais para a vida da comunidade.

MEDIDAS

- Isenção do pagamento de água (17 março a 17 junho) | 450.000€
- Isenção do pagamento de tarifas (Mercado Municipal) | 9.000€ (4 meses - Março a Junho)
- Isenção do pagamento de tarifas (Feira de Montalegre) | 32.000€ (8mil/mês - 4 meses - Março a Junho)