Torga evocado na Biblioteca Municipal

12 Agosto 2020

A Academia de Letras de Trás-os-Montes e o município de Montalegre, através da biblioteca municipal, em parceria, levaram a efeito a atividade "Miguel Torga – o pretexto – à conversa com os nossos autores locais", para assinalar a data de nascimento do poeta. Nesta atividade, realizada por videoconferência, participaram cerca de 30 autores quer associados, quer interessados na obra torguiana.

A sessão, aberta e coordenada pela bibliotecária da Biblioteca de Montalegre, Gorete Afonso, reuniu momentos de relevo cultural. A técnica congratulou-se pelo facto de o escritor ter passado por terras de Barroso e ter registado essas visitas principalmente na obra diarística. Por sua vez, Assunção Anes Morais, Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, agradeceu a iniciativa ao município de Montalegre e a presença dos participantes, residentes em várias cidades do país e no estrangeiro, e fez uma breve leitura dos dados biobibliográficos do escritor. Realçou um excerto do livro «Portugal», dando destaque à parte que se intitula "Reino Maravilhoso" e a vários poemas como "A um Negrilho", "Sísifo", "Segredo" e "Ariane". Foram, ainda, lidas algumas passagens do «Diário» referentes a Montalegre e ao Barroso como, por exemplo, a referência à Feira do Prémio, na qual o escritor também participou. A sessão terminou com a audição de fados de Coimbra, já que Torga estudou, viveu, trabalhou e partiu da cidade dos estudantes.

torga___01
torga___03