Pitões das Júnias | Intervenção no passadiço de acesso ao Miradouro da Cascata

11 Setembro 2020

Está concluída a intervenção no passadiço de acesso ao miradouro da cascata de Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre. Um investimento no valor de 60 mil euros, financiado na totalidade pelo Fundo Ambiental. Um projeto ("Plano-Piloto do Parque Nacional da Peneda-Gerês - Substituição e Melhoria Infraestrutural e de usufruição do passadiço de Pitões das Júnias) promovido pela ADERE-PG (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês) em parceria com os cinco municípios que integram a área do parque. A obra teve apoio logístico do município de Montalegre e da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«É uma obra que se impunha e que deixa bem vista a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o ICNF, tendo em conta de que, ao longo de muitos anos, fomos insistentes com a situação. Aconteceu muito por intervenção da Diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza. Temos essa vantagem atualmente. Ter alguém que aposta na ligação com as autarquias e o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Nesse sentido, já vimos aprovado um plano de intervenção nesta área protegida no valor de 600 mil euros. Foi neste projeto que se incluiu a intervenção no passadiço da cascata de Pitões das Júnias. Temos outras requalificações previstas, como é o caso da "Ponte da Teixeira", na ligação à aldeia de Parada. Queremos ampliar nesse local uma zona muito apetecível para os visitantes observarem a queda de água e a paisagem e que não tem qualquer apoio. Queremos garantir essa zona com segurança».

Lúcia Jorge | Presidente Junta de Freguesia de Pitões das Júnias
«Logo que tivemos luz verde da aprovação, a obra foi imediatamente executada. Está muito bem concretizada. Faz a ligação à Grande Rota do Parque. Este Verão tivemos um grande fluxo de visitantes. Esta construção teve de ser feita nesta altura, logo que foi possível e sem atrasos. Foi uma requalificação de grande envergadura e tinha de acontecer nesta época, dadas todas as condições e sobretudo que o tempo assim o permitisse. Está bonito e muito visitável».

pitoes_das_junias__passadico___11_
pitoes_das_junias__passadico___2_