Covid-19 | Cemitérios - Medidas de Segurança

22 Outubro 2020

De 31 de outubro a 2 de novembro, a Câmara de Montalegre, em articulação com todas as juntas de freguesia, irá manter abertos os cemitérios do concelho, reforçando as medidas de prevenção, por forma a mitigar o risco de eventual contágio, no âmbito da Covid-19. A autarquia apela ao máximo respeito e cumprimento das regras estabelecidas, lembrando que o sentido de responsabilidade e comportamento individuais são o melhor fator de segurança da comunidade.

Tendo em conta a situação pandémica da Covid-19 registada nas últimas semanas em Portugal e a aproximação do 1 de novembro - Dia de Todos os Santos, tradicionalmente dia de romagem aos cemitérios, o município de Montalegre decidiu reforçar as medidas excecionais no âmbito da prevenção, mas sem impedir o acesso a este espaço de homenagem dos nossos entes queridos. Neste sentido, o município de Montalegre decidiu aplicar as seguintes medidas que irão vigorar entre 31 de outubro a 2 de novembro:

- No período de funcionamento do cemitério municipal (08h30 às 18h00) haverá funcionários do município para auxiliar.
- A permanência nos cemitérios não deverá ultrapassar os 30 minutos seguidos, de forma a todos terem oportunidade de entrar.
- Será definido um circuito de entrada e saída no respetivo cemitério.
- É obrigatória a utilização de máscara no interior do cemitério.
- É obrigatória a desinfeção das mãos à entrada do cemitério.
- É obrigatório o uso de baldes, vassouras e outros equipamentos pessoais.
- Os visitantes deverão manter a distância social recomendada.
- A lotação do cemitério estará limitada ao máximo de 250 pessoas.
Nota: Cada freguesia, tendo por base as regras aplicadas na sede do concelho, aplica à realidade local.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«A suspensão da circulação entre concelhos foi um alerta. Mexe com os sentimentos de muita gente. É um alerta de que as coisas não estão a correr bem. São medidas tomadas a pensar na saúde das pessoas. A atividade económica vai sair prejudicada. Tememos que as coisas se agravem se isto perdurar durante muito tempo. Reunimos com as Juntas de Freguesia no sentido de definir estratégias de atuação nos cemitérios. Se não soubermos estar à altura das nossas responsabilidades, as coisas podem descambar e não queríamos deitar por terra o que fomos conseguindo fazer».

Município de Montalegre | Edital N.º 95/2020 - Cemitério Municipal de Montalegre

covid_19__cemiterios___normas_de_seguramca___3_
covid_19__cemiterios___normas_de_seguramca___2_