Organização da Feira do Fumeiro reuniu com produtores

12 Novembro 2020

Ainda sem data marcada, a próxima edição da Feira do Fumeiro de Montalegre promete apresentar um figurino remodelado. Tudo porque a crise epidémica da covid-19 não dá tréguas. Para já, a organização tem uma estratégia que visa dar segurança e escoar o produto. É, também, «o salto que faltava dar à Feira do Fumeiro», esclareceu o vice-presidente do município. David Teixeira lembrou o esforço que a autarquia tem feito ao longo dos anos. Agora é hora de «arregaçar as mangas» e comercializar - muito irá passar pelo online - de uma forma mais assertiva e profissional.

Uma das consequências da covid-19 na Feira do Fumeiro de Montalegre é acelerar o processo de comercialização em formato online. Esta conclusão saiu do encontro que reuniu vários produtores do certame na sala polivalente do pavilhão Multiusos onde a organização explicou o muito que irá ser modificado na próxima edição ainda a aguardar data de realização. Neste sentido, vai ser lançada em janeiro uma plataforma para venda online do fumeiro local, conquistar novos mercados e proporcionar negócios por um período mais longo do que os quatro dias da tradicional feira.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Vamos ter em 2021 uma feira radicalmente diferente, com menos produtores, menos expositores e sem a grande festa que se realiza sempre à volta do fumeiro de Montalegre. Acredito que vai ser possível fazer o evento criando um controlo apertado a quem vier visitar a feira. Haverá uma entrada única para que haja contabilização fácil dos visitantes. Não será possível circular na feira como habitualmente se fazia. Não haverá provas no interior do recinto, como acontecia, por exemplo, com os licores. A novidade será a comercialização online. São precisas novas formas de chegar aos consumidores porque seria uma tragédia económica para as famílias se o fumeiro não se vender. Temos de ter coragem para criar formas de divulgar, vender e distribuir o produto que já tem qualidade e que já fidelizou uma romaria a Montalegre em janeiro. Os produtores agarraram bem este novo desafio e esta possibilidade de expandir o seu negócio. Já há muito tempo se falava na possibilidade de criar canais de escoamento para que produzam pelo menos durante três ou quatro meses. Os consumidores poderão fazer as encomendas e pagar aos produtores através da plataforma. O município vai assumir os custos do transporte para encomendas superiores a 100 euros».

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Os produtores que assim o entenderem devem agarrar este desafio e confirmarem o seu interesse em participar porque é uma oportunidade de venda nesta fase mais complexa. É normal que haja uma quebra, dadas as circunstâncias, no entanto, há clientes fiéis que vão utilizar os meios disponíveis para chegaram ao fumeiro de qualidade que tanto apreciam».

Montalegre | Reunião com os produtores da Feira do Fumeiro (12.11.2020)

DAVID TEIXEIRA | REUNIÃO (ORGANIZAÇÃO E PRODUTORES DE FUMEIRO) - 12.11.2020

feira_do_fumeiro__reuniao_com_produtores___12_11_2020___2_