Cruz Vermelha realiza testes rápidos à Covid-19

18 Novembro 2020

A partir desta sexta-feira, a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Montalegre inicia a realização de testes rápidos à COVID-19. Este novo serviço ao dispor da população realiza-se numa valência do Pavilhão Multiusos, espaço cedido pela autarquia. Os testes, bem como outras informações, podem ser obtidos no local ou através do número 935 941 259. Os interessados podem fazer esta operação às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 16 e as 17 horas.

O presidente da delegação de Montalegre referiu que «pretendemos aumentar a capacidade de testagem instalada, à data realizada apenas pelo Centro de Saúde, introduzindo um método de diagnóstico complementar ao atualmente existente, que reforçará a prontidão na identificação de casos positivos, auxiliando na adequação do comportamento individual e, particularmente, na tomada de decisão por parte das entidades municipais responsáveis pela gestão desta situação pandémica». André Silva esclareceu ainda que «não será realizada testagem utilizando o método molecular de RT-PCR. Em Montalegre, realizaremos testes à Covid-19 pelo método de deteção de antigénio, com leitura rápida (15 minutos), porque pretendemos contribuir para a quebra o mais precoce possível das cadeias de transmissão». A reboque, acrescentou: «pretendemos uma postura de complementaridade e de colaboração pelo que desejamos estar ao serviço dos barrosões e ao lado das demais forças vivas concelhias que combatem esta pandemia e ao dispor da Comissão Municipal de Proteção Civil».

LEMA: EMERGÊNCIA

Esta resposta, desenvolvida pela estrutura local, enquadra-se numa das principais áreas de ação da Cruz Vermelha Portuguesa – Emergência. Sobre esta matéria, o Presidente da Delegação adiantou que «reconhecendo que a Emergência está na génese do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e, naturalmente da Cruz Vermelha Portuguesa e respetivas estruturas locais, regozijo-me, enquanto cidadão, com o excelente trabalho realizado pelas corporações de bombeiros voluntários de Montalegre e Salto, que garantem, de forma inequívoca, as necessidades da nossa comunidade nessa área». Embalado, André Silva frisou que «por esse motivo, em Montalegre, essa área não está nos nossos horizontes, uma vez que consideramos que existem carências noutras áreas, como a área Social e Saúde, que correspondem a necessidades mais prementes dos nossos concidadãos». No mesmo raciocínio, explicou: «esta resposta será prestada por concidadãos de forma voluntária, a quem muito agradecemos e que, assim como nós, sentiram que este é o dia, esta é a hora e este é o momento de todos darmos o nosso contributo em prol de uma causa maior».

ELOGIOS À AÇÃO CAMARÁRIA

A concluir o depoimento, o líder da delegação da Cruz Vermelha de Montalegre enalteceu o trabalho da Câmara Municipal: «tem sido inexcedível no apoio prestado a ponto de poder dizer que a concretização deste projeto se deve a um conjunto de nobres barrosões que, de forma voluntária e anónima, dedicam parte do seu tempo às causas comuns e aos problemas coletivos». No rodapé, lançou um repto a todos os barrosões: «estão todos convidados a abraçar este projeto que é de todos nós. A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Montalegre tem as portas abertas para a sua comunidade – ajudem-nos a ajudar».

Morada: Rua João Rodrigues Cabrilho, 5470-204 Montalegre
Telefone: 935 941 259
Atendimento: Segundas, Quartas e Sextas-feiras (16h00 às 17h00)