Montalegre | 30.ª Feira do Fumeiro Online

30 Janeiro 2021

Os 30 anos da Feira do Fumeiro foram assinalados de forma online, algo inédito na história do mais emblemático evento do concelho de Montalegre. Longe das multidões e do frenesim que gravita em volta do certame, a "rainha do fumeiro", apesar de confinada na tecnologia, voltou a ter impacto em milhares de pessoas. A organização - a cargo da Câmara de Montalegre e da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã - celebrou a feira com uma emissão online, transmitida em direto no Facebook do município. Uma aposta vencedora que conquistou 30 mil visualizações em pouco mais de duas horas de transmissão. Pelo meio, houve boa disposição, saudade e um enorme número de vendas na plataforma online.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Esta transmissão em streaming foi um desafio que nos impusemos a nós próprios para criar, dentro da capacidade da realidade digital, uma interação com aqueles que gostam de vir a Montalegre, na Feira do Fumeiro. O sábado é sempre um dia grande e que tem mais de 24 horas para quem está na organização. Quisemos assinalar este dia com a possibilidade de os nossos emigrantes, clientes e produtores criarem uma rede. Em conjunto, dissemos que não baixamos os braços. Dizemos que continuamos a acreditar na qualidade do nosso produto. Continuamos a acreditar que, no meio desta crise e desta pandemia, podemos continuar a ter esperança. Com a ajuda de uma equipa jovem do concelho, da qual fez parte o Luís Pedreira como pivot, fizemos um pouco de história ao longo destes 30 anos. Olhamos para o futuro com a ligação e o apoio dos chefes que salientaram as potencialidades do nosso fumeiro e dizemos que é aqui que gostamos de estar e também é aqui que gostamos que os amigos nos venham visitar. O sucesso das vendas online é a confirmação de que os produtores souberam transformar uma adversidade numa oportunidade. Transformaram toneladas de fumeiro que percorrem o país e levam o nome de Montalegre mais longe. Uma palavra aos técnicos que, durante estes dias, trabalharam exaustivamente. Há uma entrega personalizada que garante a qualidade. É acreditar que, no próximo ano, a feira pode ser presencial mas que estas vendas também podem ser feitas através deste canal digital que se prolonga ao longo do tempo».

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«A venda online foi um sucesso. Muitos produtores acabaram com a sua produção em poucos dias. Alguns ainda têm fumeiro que continua a ser vendido através da plataforma. Este formato superou todas as expetativas. Nunca houve uma procura como esta a nível do país e nunca se falou tanto de Montalegre. Dificilmente aparecia na feira alguém do Algarve e este ano vendeu-se para Algarve, Madeira e até Angola. Continuam a chover encomendas. É uma conquista para o futuro. Para o ano cá estaremos todos prontos para receber os clientes na feira, assim esperamos. Haja ou não pandemia, a plataforma vai continuar».

Luís Pedreira | Pivot da emissão online "Feira do Fumeiro - 30 Anos"
«Foi uma aventura. Sentimos que tivemos milhares de pessoas connosco e isso refletiu-se na interação que tivemos. Foi uma honra representar a nossa Associação de Produtores. A comunidade emigrante está sempre connosco. Quisemos mostrar isso mesmo, sentindo esse abraço de saudade virtual. Viveram a feira de forma diferente. Foi um momento de grande satisfação e uma enorme alegria».

MONTALEGRE - 30.ª FEIRA DO FUMEIRO - ONLINE (CARTAZ OFICIAL)

MONTALEGRE | FEIRA DO FUMEIRO - HISTÓRIA

MEMÓRIA
2020. Feira do Fumeiro