Reaberta fronteira de Sendim

15 Fevereiro 2021

Está reaberta a fronteira de Sendim, no concelho de Montalegre. Uma decisão que vai ao encontro do desejo da população e que surge na sequência da pressão exercida pelo Município de Montalegre junto do Governo. Desta forma, nos dias úteis, das 06:00 às 09:00 e das 17:00 às 20:00, volta a ser possível circular com a devida justificação de trabalho. O transporte de mercadorias está igualmente autorizado nos horários definidos. Para assinalar esta boa nova, o presidente do município, Orlando Alves, marcou presença esta manhã, acompanhado pelo vice-presidente, David Teixeira. O autarca declarou que se fez «justiça para com os trabalhadores transfronteiriços».

Duas semanas depois do comunicado assinado pelo presidente da Câmara de Montalegre dando conta do descontentamento pelo fecho das fronteiras de Sendim e Tourém, eis que uma delas reabre para satisfação da autarquia. Orlando Alves fala em «justiça para com os trabalhadores transfronteiriços» num concelho com 40 quilómetros de fronteira. O autarca lembra que estes trabalhadores «para defenderem o seu posto de trabalho se viam forçados a percorreram uma distância enorme quando estão a 10 minutos do seu emprego». Todavia, Orlando Alves enaltece a sensibilidade do Ministério da Administração Interna pela «atenção dada a estes trabalhadores», indo ao encontro do «esforço e empenho na defesa dos interesses destes trabalhadores».

TRÁFEGO DE MERCADORIAS SEM RESTRIÇÕES

Francisco Almeida, coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos pontos de passagem autorizados do distrito de Vila Real, esclareceu: «estamos a coordenar o controlo de trânsito, sobretudo para trabalhadores transfronteiriços portugueses que trabalhem em Espanha e espanhóis que trabalhem em Portugal. O tráfego de mercadorias está autorizado sem nenhuma restrição. São esses os motivos de passagem».

CONTROLO ATÉ 1 MARÇO

Sublinhar que o controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 1 de março devido à pandemia. A fronteira de Sendim passa a funcionar nos dias úteis das 06h00 às 09h00 e das 17h00 às 20h00. Caso continuasse barrada, estamos a falar de um local onde cerca de 50 trabalhadores transfronteiriços eram obrigados a percorrer cerca de 200 quilómetros por dia, atravessando a fronteira no ponto de passagem autorizado em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves.

SENDIM | REABERTURA DA FRONTEIRA (15.02.2021) - RTP

SENDIM | REABERTURA DA FRONTEIRA (17.02.2021) - A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES