11 março | Dia da RNBP

11 Março 2021

O município de Montalegre associou-se à celebração dos 35 anos da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), assinalado neste 11 de março. Com este enquadramento, foi realizado um vídeo onde figura o trabalho que está a ser realizado pela biblioteca de Montalegre. O presidente da autarquia deixou um testemunho com nota elevada ao trabalho que está a ser feito no concelho. A biblioteca integrou esta ação comemorativa com o título: Biblioteca Municipal de Montalegre: Ao Serviço da Comunidade - Flashbacks!

A partir deste ano, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) vai passar a assinalar o dia 11 de março, como o dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Atendendo que neste dia de 1986 e 1987 foram publicados os dois documentos fundadores deste projeto emblemático da área da Cultura e que alterou o panorama das bibliotecas em Portugal, considerou-se essencial passar a assinalar esta data.
Para além das atividades que a DGLAB preparou para este dia, bem como para o resto do ano, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega – RIBAT, assinala a data com um cartaz promotor dos serviços das seis bibliotecas que a constituem: Biblioteca Municipal de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, com o slogan: Sacie-se com os serviços da sua biblioteca!
Recorde-se que as seis bibliotecas desenvolvem um trabalho em rede no intuito de prestar mais e melhores serviços, à (s) comunidade (s). A exemplo, o Empréstimo Interbibliotecas que já é uma realidade desde agosto 2020.
O município de Montalegre celebra a data com o testemunho do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, sobre o trabalho que os serviços da Biblioteca Municipal têm desenvolvido ao longo destes quase 23 anos de vida. Neste sentido, a Biblioteca Municipal assinala a data promovendo a atividade – FLASBACK, difundida nos seus canais digitais, onde são mostrados registos fotográficos das múltiplas atividades desenvolvidas na e com a comunidade ao longo dos anos.

Rede Nacional de Bibliotecas Públicas | 35 anos (Alto Tâmega) - CARTAZ

RNPB | 35 ANOS - Biblioteca de Montalegre
(Presidente da Câmara Municipal - Opinião)

casa_do_conhecimento__montalegre__05