Município entregou mais cartões 'Abem'

25 Março 2021

Depois de ter concedido 50 cartões o ano passado, o município de Montalegre entregou esta manhã mais um conjunto à luz do programa Abem - Rede Solidária do Medicamento. Recorde-se que estamos perante cartões - dão acesso a medicamentos comparticipados - que resultam do protocolo de colaboração, formalizado entre a Câmara de Montalegre e a Associação Dignitude. O fim último é comparticipar a compra de medicação a pessoas do concelho que se apresentem numa situação de carência económica.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Este é o serviço que mais enaltece o exercício de funções públicas, isto é, sentirmos que estamos a ser úteis aos nossos concidadãos. Sentirmos que estamos a ir ao encontro da satisfação das suas necessidades. A Câmara Municipal de Montalegre foi das primeiras a aderir a este projeto chamado "Abem". Através da parceria que formalizámos, a autarquia assumiu o compromisso - para os estratos mais carentes financeiramente do nosso concelho - de suportar os custos da comparticipação que cabe a cada um deles na compra da medicação. Estamos a falar de pessoas com dificuldades económicas que, por norma, também têm dificuldades com a saúde. Desta forma, também criámos algum bem estar na população do nosso concelho».

A SABER

- A Câmara de Montalegre comparticipa com 100€ por cartão.
- São beneficiários: pessoas com rendimento inferior a metade do salário mínimo nacional, acrescidos de 20% no caso de haver despesas avultadas com saúde ou outras devidamente justificadas.
- Os cartões "abem" dão direito à compra de todos os medicamentos receitados pelo médico e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, desde que se opte pelos mais baratos e sejam adquiridos nas farmácias aderentes ao programa abem.
- No concelho de Montalegre, todas as farmácias aderiram ao programa abem.

cmm_entrega_cartoes_abem__marco_2021___3_
cmm_entrega_cartoes_abem__marco_2021___4_