I Ciclo de Seminários RIBAT-ON

22 Abril 2021

A Biblioteca Municipal/Casa do Conhecimento de Montalegre dinamizou a primeira sessão online de um seminário subordinado ao tema "Cultura de Segurança no Ciberespaço: Cidadão Ciberinformado - Boas Práticas". A crescente evolução tecnológica e a utilização de aplicações online colocam instituições, empresas e particulares em risco de ciberataques. Nesta sessão foram apresentadas estratégias de prevenção para que todos possam operar em segurança no mundo digital. O encontro contou com a colaboração de António Rio Costa, do Centro Nacional de Cibersegurança, e da vereadora da educação do município de Montalegre, Fátima Fernandes.

Ciclo de Seminários RIBAT-ON

As bibliotecas, de um modo geral, têm como missão satisfazer as necessidades de informação da comunidade. As bibliotecas públicas, consideradas "o portal do acesso local ao conhecimento”, para além de disporem de uma coleção de documentos atualizada e adequada aos membros da sua comunidade (livros, revistas, CD’s, multimédia, etc.) são também um local de cultura, lazer e educação através da prestação de um conjunto de serviços gratuitos. “A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros".
                                                                                                                      (IFLA/UNESCO. (1994). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas)

SEMINÁRIO | OBJETIVOS
• Promover a partilha e o debate de temáticas de interesse para os cidadãos;
• Divulgar a importância da Biblioteca Pública como "portal de acesso local ao conhecimento";
• Motivar a cooperação territorial e o trabalho em rede;
• Fomentar a partilha de boas práticas entre diferentes agentes culturais do território.

montalegre___1a_sessao_ribat_on__2_
montalegre___1a_sessao_ribat_on__4_