Concelho | Incêndios - CMDFCI (Reunião)

20 Abril 2021

O salão nobre dos Paços do Concelho testemunhou mais uma reunião da Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI). O encontro contou com a presença, entre outros, da diretora do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, e de um representante da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, esclareceu que estivemos perante «uma reunião onde, para além da identificação das causas, começamos a cruzar dados das diferentes entidades para que, na próxima reunião, possam sair propostas nas diferentes valências, isto é, na área da investigação, no combate e na organização do território». O próximo encontro está agendado para 4 de maio.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É mais uma reunião que, para além da identificação das causas, começou a cruzar dados das diferentes entidades para que, na próxima reunião, possam sair propostas nas diferentes valências, isto é, na área da investigação, no combate e na organização do território. Há uma realidade que se torna incomodativa para todos. O número e a dimensão das ocorrências têm que ter uma estrutura muito mais profissional. Na dimensão, nunca menos de meia centena de bombeiros. O que eram os incêndios para renovação de pastagens está a tornar-se uma verdadeira época de incêndios. Há o registo de 165 ocorrências desde o início do ano. Temos que encontrar os responsáveis e estratégias para minimizar esta realidade. Já saíram daqui dados concretos para que todas as estruturas se adaptem à nova realidade que estamos a viver».

Sandra Sarmento | Diretora regional do ICNF
«Esta reunião foi muito importante porque todas as instituições se empenharam e trouxeram contributos muito relevantes. Fizemos um diagnóstico muito importante que nos permitiu chegar a algumas conclusões. Estamos a prepararmo-nos para definir uma estratégia e um plano de ação muito direcionado para esta problemática».

Álvaro Ribeiro | Comando Distrital de Operação e Socorro (CDOS) da Proteção Civil de Vila Real
«Não deixa de ser desafiante que cada área deste sistema, esteja a pensar e apresente soluções para que possamos melhorar. Tudo isto se centra na questão principal que é o cidadão, que ocupa uma parcela do território, ter que viver disso mesmo, da produção animal. É esta conjugação que temos que fazer. As diretrizes têm que ser no sentido de manter e melhorar o rendimento dessa pessoa e criar soluções nessa resposta. O incêndio mata e há provas que tocaram a todos. É isso que queremos evitar».

Bruno Antunes | Chefe do Núcleo sub-regional da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF)
«A avaliação do encontro foi muito positiva. A partir do momento em que todas as entidades unem esforços em volta de um problema é sempre muito mais positivo. Há um problema e uma necessidade de que estão identificados. Há um conjunto de entidades que contribuem e querem fazer parte da solução. Hoje demos passos firmes no sentido de contribuirmos para fazer um diagnóstico que irá permitir definir uma estratégia e um plano de ação. Fico muito contente com o resultado desta reunião.

João Brito | Comandante da GNR de Vila Real
«Os trabalhos vão continuar a ser resolvidos. Estamos todos imbuídos do espírito de procurar uma solução para um problema que reconhecemos e que pretendemos enfrentar. Com o contributo de todas as entidades, cada uma com as suas áreas de competências, com o seu saber, com a dedicação incondicional que aqui ficou patente, vamos procurar soluções que ajudem a resolver este problema complexo que não tem uma solução única».

cmdfci__reuniao___20_abril_2021___1_
cmdfci__reuniao___20_abril_2021___3_