Arquivo Municipal | Inauguração

09 Junho 2021
Montalegre   arquivo municipal  inauguracao   15  1 1024 2500

Estão inauguradas as instalações do Arquivo Municipal de Montalegre. Um espaço requalificado, repositório da identidade do concelho. Entre os vários atrativos, pode ser vista, até final do ano, a exposição "Forais e Cartas de Aforamento do Barroso - Documentos Históricos de Governação". Foi igualmente aberto o Centro de Estudos do Barroso. Uma obra financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Custou mais de um milhão de euros e pode, a partir de agora, ser consultada pela população.

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Associamos sempre este dia a propósitos culturais. A cultura também é motor de desenvolvimento. É a forma que mais gostamos de privilegiar o exercício da ação politica. O Arquivo Municipal serve a cultura e é um repositório de espólios que já começaram a chegar, nomeadamente o do Dr. Barroso da Fonte. Qualifica a praça porque, urbanisticamente, era uma construção que não embelezava o local. Temos as ideias e orçamento mas sem gente isso não tem valor».

Gorete Afonso | Responsável pela Biblioteca Municipal de Montalegre
«Um cumprimento a todos os barrosões neste dia de festa. Foi com muita alegria que os recebemos numa casa que é de todos. A biblioteca pertence a uma Rede de Casas do Conhecimento, num projeto da Universidade do Minho. É aqui que a autarquia e a academia se cruzam para o desenvolvimento da sua comunidade, dando-lhe competências e capacitação para o futuro. Fizemos a inauguração das instalações do Arquivo Municipal que vão albergar o novo serviço. Toda essa instalação passa por uma série de estruturas de organização. Será o espaço para todos aqueles que queiram saber mais sobre a nossa história. Só teremos futuro se soubermos honrar o nosso presente e conhecer o nosso passado. É esse o legado que vamos querer transmitir aos vindouros. É a responsabilidade que nos cabe assumir. No interior fomos brindados com a exposição dos forais e cartas de aforamento do Barroso. Estamos numa era digital e, por isso, não vão encontrar uma legenda tradicional mas sim um código QRC. É um código de barras, ou barométrico, bidimensional, que pode ser facilmente digitalizado pela maioria dos telemóveis equipados com câmara fotográfica. Esse código é convertido em texto, um endereço URI, um número de telefone ou uma localização georreferenciada. Inauguramos, também, o Centro de Estudos de Barroso, onde já se encontra um fundo doado pelo Dr. Barroso da Fonte. Num dia em que agraciámos ilustres e notáveis barrosões que muito nos honram, dizer que somos de Montalegre engrandece-nos a alma. É na pedagogia do exemplo que todos acreditamos».

Luís Amaral | Presidente da Rede de Casas do Conhecimento (Universidade do Minho)
«Foi com muita honra e um enorme prazer poder relançar a Casa do Conhecimento de Montalegre e representar a Universidade do Minho. Construímos uma grande rede com profunda satisfação e felicito Montalegre por isso».

NORTE2020_FEDER

Montalegre - Arquivo Municipal (Inauguração) (13)
Montalegre - Arquivo Municipal (Inauguração) (18)
Montalegre - Arquivo Municipal (Inauguração) (16)