Arquivo Municipal | Inauguração

09 Junho 2021

Estão inauguradas as instalações do Arquivo Municipal de Montalegre. Um espaço requalificado, repositório da identidade do concelho. Entre os vários atrativos, pode ser vista, até final do ano, a exposição "Forais e Cartas de Aforamento do Barroso - Documentos Históricos de Governação". Foi igualmente aberto o Centro de Estudos do Barroso. Uma obra financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Custou mais de um milhão de euros e pode, a partir de agora, ser consultada pela população.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Associamos sempre este dia a propósitos culturais. A cultura também é motor de desenvolvimento. É a forma que mais gostamos de privilegiar o exercício da ação politica. O Arquivo Municipal serve a cultura e é um repositório de espólios que já começaram a chegar, nomeadamente o do Dr. Barroso da Fonte. Qualifica a praça porque, urbanisticamente, era uma construção que não embelezava o local. Temos as ideias e orçamento mas sem gente isso não tem valor».

Gorete Afonso | Responsável pela Biblioteca Municipal de Montalegre
«Um cumprimento a todos os barrosões neste dia de festa. Foi com muita alegria que os recebemos numa casa que é de todos. A biblioteca pertence a uma Rede de Casas do Conhecimento, num projeto da Universidade do Minho. É aqui que a autarquia e a academia se cruzam para o desenvolvimento da sua comunidade, dando-lhe competências e capacitação para o futuro. Fizemos a inauguração das instalações do Arquivo Municipal que vão albergar o novo serviço. Toda essa instalação passa por uma série de estruturas de organização. Será o espaço para todos aqueles que queiram saber mais sobre a nossa história. Só teremos futuro se soubermos honrar o nosso presente e conhecer o nosso passado. É esse o legado que vamos querer transmitir aos vindouros. É a responsabilidade que nos cabe assumir. No interior fomos brindados com a exposição dos forais e cartas de aforamento do Barroso. Estamos numa era digital e, por isso, não vão encontrar uma legenda tradicional mas sim um código QRC. É um código de barras, ou barométrico, bidimensional, que pode ser facilmente digitalizado pela maioria dos telemóveis equipados com câmara fotográfica. Esse código é convertido em texto, um endereço URI, um número de telefone ou uma localização georreferenciada. Inauguramos, também, o Centro de Estudos de Barroso, onde já se encontra um fundo doado pelo Dr. Barroso da Fonte. Num dia em que agraciámos ilustres e notáveis barrosões que muito nos honram, dizer que somos de Montalegre engrandece-nos a alma. É na pedagogia do exemplo que todos acreditamos».

Luís Amaral | Presidente da Rede de Casas do Conhecimento (Universidade do Minho)
«Foi com muita honra e um enorme prazer poder relançar a Casa do Conhecimento de Montalegre e representar a Universidade do Minho. Construímos uma grande rede com profunda satisfação e felicito Montalegre por isso».

NORTE2020_FEDER

Montalegre - Arquivo Municipal (Inauguração) (13)
Montalegre - Arquivo Municipal (Inauguração) (18)
Montalegre - Arquivo Municipal (Inauguração) (16)