I º Encontro de Literatura Infantojuvenil de Montalegre

29 Julho 2021

Está de porta aberta a primeira edição do Encontro de Literatura Infantojuvenil de Montalegre. A abertura teve sessão presidida por Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, que destacou a excelência da iniciativa. Lembramos que, até dia 29, a vila de Montalegre está transformada numa montra alegre de exposições, oficinas de ilustração, horas do conto, música, conversas com escritores e workshops sobre literatura infantojuvenil. Uma segunda quinzena de julho repleta de arte e cultura, que pretende formar e conquistar novos públicos. Ao todo, são 11 autores com um programa diversificado de atividades "sem idade". Um evento que irá contar com sessões presenciais e conversas online para os mais pequeninos e para os velhinhos, porque o livro e a leitura são para todos sem exceção. Os interessados devem fazer a respetiva inscrição através do link: https://cutt.ly/VmzmdBd.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma iniciativa de muita visibilidade e o propósito que encerra é muito notável. Há aqui a produção de conteúdos que são assimilados pelas bibliotecas do Alto Tâmega e de todo o país, por quem adere no formato online. Felicito toda a equipa envolvida. É por aqui que se começa. Quem iniciar a leitura na fase da infância ganha o amor ao livro. Ler permite enriquecimento e valorização. É, sobretudo, um contributo para que o mundo seja muito melhor.»

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre
«É uma honra e um orgulho que o 1º Encontro de Literatura Infantojuvenil tenha lugar em Montalegre. Por isso, o nosso agradecimento ao autor/ilustrador Pedro Seromenho que, em boa hora, lançou este desafio. Este encontro é muito importante para a promoção do interesse pela leitura e literatura, reconhecendo a sua importância na formação de todos, desde crianças a séniores, pelo desenvolvimento da imaginação, emoções, sentimentos, valores e até no domínio da linguagem e comunicação, tão importantes ao longo da vida. Os livros são sempre fonte de prazer e de conhecimento porque todos gostamos de ler ou ouvir uma boa história. A par das histórias escritas e contadas, podemos assistir à ilustração dessas histórias, o que é um elemento enriquecedor que alia as duas formas de arte com a presença dos melhores ilustradores».

Gorete Afonso | Biblioteca Municipal de Montalegre
«É com gáudio que assistimos a este primeiro encontro realizado pelo município de Montalegre através dos serviços da biblioteca municipal. Estarão connosco 11 autores. Estamos muito agradados com o número de participantes, a nível nacional e internacional, no âmbito das inscrições no formato híbrido. Temos horas do conto, oficinas, exposições e muito mais. Vão ser 15 dias riquíssimos. Recebemos o reconhecimento de várias instituições nacionais desta área. Espero que a comunidade aproveite. Quem não se inscreveu ainda pode fazê-lo. Este encontro é transversal e inclusivo. Todos somos responsáveis por aumentar o nosso nível de literacia. Isso é mais um garante para podermos ter sucesso nas nossas vidas. Fica o convite. Venham até às instalações da biblioteca e do arquivo municipal. Façam connosco esta festa da palavra e da leitura para que possamos enriquecer.»

Pedro Seromenho | Autor
«Está a ser fantástico. Ver o sorriso destas crianças e dos adultos a viajarem é fantástico. As histórias podem ser um carrocel de emoções. É todo esse universo de sentimentos, de palavras e de viagens que eu quero que este encontro possa proporcionar. É para todas as idades. É inclusivo. Temos que reforçar isso. Vamos ter várias atividades para diferentes públicos. Todos podem viajar neste encontro que é o primeiro. Pode ser a semente de algo bonito que pode florescer em Montalegre.»

I º Encontro de Literatura Infantojuvenil de Montalegre - PROGRAMA

Encontro de Literatura Infantojuvenil de Montalegre (1)
Encontro de Literatura Infantojuvenil de Montalegre (4)
Encontro de Literatura Infantojuvenil de Montalegre (24)