Agricultura | «Gado barrosão está a crescer no concelho»

08 Julho 2021

O concelho de Montalegre tem assistido a um aumento de animais de raça barrosã. Mais efetivos e mais criadores. É no Alto Barroso onde está registada a maior subida nos últimos anos. A garantia é dada por Nuno Sousa, Presidente da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã. Decisivo tem sido o apoio permanente por parte do município de Montalegre. No próximo dia 25, pelas 15 horas, no parque de lazer do Torrão da Veiga (Salto) são entregues os cheques aos produtores de gado barrosão. Um subsídio à produção (100€/nascimento) próximo dos 140 mil euros. Os vitelos registados são quase 1.400.

A raça barrosã está a viver um bom momento. Os registos não enganam. Nos últimos anos, há mais produtores e explorações no concelho de Montalegre. Dados que invertem uma tendência que estava a colocar em causa a sobrevivência deste património do Barroso. A garantia do que estamos a escrever sai da boca do representante máximo da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã. Nuno Sousa não esconde o orgulho. Destaca o bom trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos tempos: «temos assistido ao crescimento da raça barrosã, principalmente na zona do Alto Barroso. Tem havido mais explorações, sinal que as pessoas estão a apostar nesta raça».

APOIO CAMARÁRIO

O também líder da Coopbarroso - Cooperativa Agrícola do Barroso, aplaude o apoio incondicional da autarquia de Montalegre. Uma verba que cresce à medida que o tempo passa, sinal que o agricultor barrosão voltou a virar a agulha para a produção desta raça, cujo solar reside na vila de Salto: «é com agrado que vemos, cada vez mais, gente que olha para este produto como uma mais valia económica. O dinheiro que recebemos da Câmara de Montalegre é fundamental. Este ano vamos receber quase 140 mil euros. Cresceu a verba em relação ao ano passado. É bom sinal. É sinal que há mais produtores inscritos. Mais vitelos que nascem».

ENTREGA DOS SUBSÍDIOS | 25 JULHO

Tal como sucedeu no ano anterior, a Câmara de Montalegre irá proceder à entrega do apoio aos agricultores do concelho numa cerimónia, ao ar livre, no parque do Torrão da Veiga, em Salto. São cerca de 140 mil euros, montante que pretende contribuir para a fixação de pessoas e para o desenvolvimento da produção agropecuária. A jornada irá contar com as presenças, para além da autarquia, da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã, Cooperativa Agrícola do Barroso, AMIBA (Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã) e das juntas de freguesia de Salto, Montalegre, Ferral e Venda Nova.

IGP RESGATADO

Lembramos que recentemente a Coopbarroso conseguiu resgatar a IGP (Indicação Geográfica Protegida) da Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso. Uma vitória em toda a linha que volta mais valia na venda do produto. No momento, a equipa de trabalho da Cooperativa Agrícola do Barroso está a colocar esforço no resgate da IGP de outros dois produtos: Cordeiro de Barroso e Cabrito de Barroso.