Montalegre | Apresentado Modelo de Cogestão do PNPG

23 Julho 2021

Montalegre testemunhou a última sessão que teve por objetivo dar informações às entidades mais relevantes do concelho e com intervenção direta ou indireta no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), sobre o que é a Cogestão das Áreas Protegidas em geral e o modelo de cogestão do PNPG em particular. Um encontro muito participado no pavilhão multiusos onde houve oportunidade para debater e refletir sobre o futuro do único parque nacional de Portugal. A sessão foi presencial e teve transmissão online, de modo a que mais pessoas pudessem assistir à mesma, garantindo as questões de segurança impostas pela situação da Covid-19.

PLANO DE COGESTÃO - PNPG

- Promoção de atividades económicas desenvolvidas na área protegida que sejam compatíveis com a proteção dos valores e recursos naturais em presença;
- Constituição e valorização de rotas e percursos pedestres, cicláveis e equestres;
- Interpretação e divulgação dos valores e recursos naturais;
- Promoção de atividades desenvolvidas em meio natural que potenciem o turismo de natureza e o desporto de natureza;
- Promoção de bens produzidos com recursos endógenos;
- Promoção da inovação tecnológica, económica e social nas práticas aplicadas à manutenção das atividades e produtos tradicionais;
- Fomento de novas atividades e produtos passíveis de atribuir valor aos recursos e valores naturais existentes;
- Promoção da marca «Natural.pt»;
- Informação e sensibilização sobre os recursos naturais existentes e sobre boas práticas e usufruição do território;
- Aprofundamento da gestão colaborativa;
- Promoção do sentido de pertença das populações e dos atores chave;
- Internacionalização do território.

OBJETIVOS

- Reconhecer a importância das áreas protegidas e do capital natural para o desenvolvimento local e regional sustentável;
- Reconhecer a capacidade de mobilização e interação dos municípios com o território;
- Fomentar a participação e o estabelecimento de parcerias com os atores locais;
- Reforçar a intervenção dos municípios na gestão das áreas protegidas;
- Promover uma gestão de proximidade.

Montalegre | Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do PNPG - CONVITE

A COGESTAO NAS ÁREAS PROTEGIDAS - Sandra Sarmento

PNPG - MODELO DE COGESTÃO - SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem um vasto conjunto de problemas que são endémicos e que, também, resultam da incompreensão dos residentes. Os maiores problemas são os incêndios, a insensibilidade, a pressão e os prejuízos que os visitantes lhe colocam. Estas questões, associadas à segurança, estão em cima da mesa para serem trabalhadas. Sou crítico pelo facto doo parque não ter uma direção presente no território. É um espaço apetecido e tem que ser valorizado. Isso passa por permitir a entrada apenas a quem saiba valorizá-lo, respeitá-lo e protegê-lo. A contingência acontece noutros locais e este modelo tem que ter a coragem de implementar estas normas aqui. Sabemos que criar obstáculos à entrada das pessoas pode criar receios. Sentimos diariamente as consequências e os prejuízos relativos a pessoas que se perdem e da devassa que acontece na presença de muita gente. Lidamos com o perigo de haver zonas onde, se houver um acidente, não há viaturas que possam chegar a determinados locais. Os autarcas que estão neste modelo de Cogestão têm a oportunidade de fazer parte da solução e temos que assumir isso.»

Sandra Sarmento | Diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)
«Estamos a implementar o modelo de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os municípios aderiram e a comissão foi implementada recentemente. Chamamos ao processo atores que estão presentes no local e têm responsabilidades no território. Falamos dos municípios que têm um papel fundamental. As universidades que trazem o conhecimento, a informação e o empreendedorismo. As organizações não-governamentais que têm feito um trabalho fantástico em prol do ambiente. Temos, também, mais três entidades representativas: A ADERE-Peneda Gerês, um representante dos Conselhos Diretivos de Baldios e, também, a representação da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Norte. Estamos a trabalhar em prol de uma gestão de proximidade, participada e colaborativa. Queremos envolver as pessoas na estratégia de valorização para o território. Fiquei muito satisfeita com o nível de participação que teve a sessão. Temos feito um enorme esforço no reforço de presença no território. Temos muito trabalho pela frente. Penso que estamos a melhorar e no caminho certo.»

Montalegre (Apresentação do Modelo de Cogestão do PNPG) (9)
Montalegre (Apresentação do Modelo de Cogestão do PNPG) (4)
Montalegre (Apresentação do Modelo de Cogestão do PNPG) (5)
Montalegre (Apresentação do Modelo de Cogestão do PNPG) (8)