Exposição | Gotas de Cultura (Inauguração)

02 Agosto 2021

Foi inaugurada, nas novas instalações do Arquivo Municipal de Montalegre, a exposição "Gotas da Cultura", promovida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega (RIBAT). A exposição mostra o valor da água na região, através da literatura, recolhendo palavras dos escritores Bento da Cruz (Montalegre), José Barros (Boticas), Mário Carneiro (Chaves), Camilo Castelo Branco (Ribeira de Pena), Adérito Freitas (Valpaços) e Sousa Costa (Vila Pouca de Aguiar). A sessão solene contou com as presenças da vereadora da educação do Município de Montalegre, Fátima Fernandes, e do Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), Ramiro Gonçalves.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre
«Aliam-se dois bens essenciais na vida do ser humano. Se a água é um alimento primordial para o físico, a cultura é um alimento imprescindível para o espírito. Em boa hora o Alto Tâmega pôs como elemento congregador de todo o território a água, nas suas várias valências. Os bibliotecários destes seis territórios criaram esta Rede Intermunicipal de Bibliotecas e resolveram fazer esta exposição, onde reúne seis escritores que abordam a temática da água. Tem um nome muito sugestivo - Gotas de Cultura. Aquilo que esperamos é que muitas gotas formem um grande oceano, oceano esse de cultura, de boa vontade, de interação, de ações positivas, para todo o território. Não podíamos dignificar outro senão o nosso grande Bento da Cruz, que nos deliciou o espírito tantas vezes com as suas obras e que também tinha uma predileção especial pela água. Fez nas suas obras descrições fabulosas dos nossos rios, riachos, das nossas fontes. Mas, também, tratou a água naquilo que tinha de sério no século passado, as rivalidades, as atividades agrícolas...está assim imortalizado, mais uma vez, em que se apela novamente à leitura deste nosso grande escritor. Leiam mais livros, leiam livros dos nossos autores que certamente vão ficar encantados. É uma visão que só nos favorece.»

Gorete Afonso | Biblioteca Municipal de Montalegre
«Estamos na inauguração da exposição "Gotas de Cultura" que promove seis autores da região, cada um de seu município. Esta é a terceira inauguração. Já esteve patente nos municípios de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena. Está durante este mês no município de Montalegre. O nosso autor de referência foi Bento da Cruz onde tivemos a oportunidade de retirar várias situações das suas obras que aludissem à importância da água e ao gosto que ele próprio tinha também pela água. Conseguimos ver este bem nas questões de literatura e que, de certa forma, está complementado com as imagens da região que versam sobre a questão da água. No nosso caso, desde a aldeia de Vilarinho de Negrões, uma das maravilhas, barragem do Alto Tâmega, Ponte da Misarela e Rio Cávado. Digamos que qualquer pessoa pode enriquecer-se e saciar-se com estes produtos culturais. É também objetivo deste projeto da RIBAT, promover os serviços das bibliotecas municipais que estão ao serviço da cultura e da comunidade. Desta forma, torna-se numa mais valia para as ofertas turístico-culturais, que é isso que nós queremos dar a quem nos visita, promovendo assim os nossos autores. É uma forma inovadora, criativa, que está bem conseguida, no sentido de poder tocar os diferentes públicos e poder, também, fruir esse momento cultural.»

Ramiro Gonçalves | Primeiro Secretário Executivo da CIMAT
«Mais uma exposição da RIBAT. É o terceiro município onde está presente esta exposição. Para nós é muito importante, pois a cultura também se identifica com aquilo que é a estratégia da região, com a água como elemento agregador. A própria denominação foi muito bem definida. É uma grande vitória para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega fazer isto de uma forma estruturada e que tem permitido que as pessoas conheçam, através da cultura, o território, ou seja, quando nós lemos os nossos autores, acabamos por navegar e viajar também pelo nosso território. Julgo que este é um bom exemplo de como numa área pequena, neste caso, a cultura é tão importante e consegue, também, dar um contributo para a região e para aquilo que é a promoção da nossa identidade. Para nós é sempre um prazer estar presente em mais um município numa exposição que será sempre integrante, ao qual seguirão outras certamente.»

Rui Sousa | Águas do Norte
«As Águas do Norte associaram-se a este evento. A água é transversal a tudo. Como responsável do projeto de educação ambiental e responsabilidade social da empresa, é muito importante aproximarmo-nos das comunidades locais, através destes eventos, destas oportunidades, conseguirmos, de alguma forma, difundir a marca, difundir a água e difundir algumas situações que as pessoas podem usar, sabendo que a água que tem nas suas torneiras é de segurança e é a melhor opção a nível ambiental e a nível da saúde.»

Biblioteca Municipal | Exposição - Gotas de Cultura (CONVITE)

Exposição - Gotas de Cultura (2)
Exposição - Gotas de Cultura (6)
Exposição - Gotas de Cultura (7)