Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Modo Férias (ON) 2021 | Academia4Makers

21 Julho 2021
Academia maker  15  1 1024 2500

No âmbito da programação da iniciativa férias "Em Modo-ON", a decorrer durante as férias letivas, realizou-se no Pavilhão Multiusos, em Montalegre, a primeira de três sessões levada acabo pela Academia4Makers. Esta ação - potenciada pela Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho, na qual está inserida a Casa de Conhecimento de Montalegre - foi acompanhada, de perto, pela vereadora da educação, Fátima Fernandes. Uma tarde de azáfama e de boa disposição onde dezenas de jovens puderam, entre outros desafios, criar uma máquina que faz bolas de sabão; fazer um jogo do galo em modo maker e explorar diferentes tecnologias de 2D e 3D.
Lembramos que o programa de férias "Em Modo-ON" está integrado numa atividade denominada "Montalegre, uma ideia da Natureza – Ambiente e Património" que, por sua vez, integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pelo município de Montalegre. Esta atividade tem como parceiros o Ecomuseu de Barroso, as Juntas de Freguesia de Salto e Cabril e tem como objetivo principal a inclusão educativa e social das crianças e jovens, potenciando o sucesso escolar através das aprendizagens informais, do reforço das literacias básicas e valorização cultural das crianças e jovens. Neste sentido, o PIICIE é financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE). Fique com alguns momentos onde imperou a boa disposição.


TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação do Câmara de Montalegre
«É uma nova atividade, diferente e para dar resposta a esta nova geração voltada para as novas tecnologias. Aproveitamos esta oferta da Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho. Tem por base a robótica e a impressão 3 dimensões. Vão experimentar diferentes materiais relacionados com a reciclagem que tanta importância tem. Os meninos estão entusiasmados e com toda a expetativa e curiosidade. É uma atividade diferente que pretende lançar sementes para o futuro com projetos que seria muito interessante serem desenvolvidos na escola. As atividades que oferecemos nas várias vertentes é sempre com a aprendizagem subjacente.»

Carlos Sousa | Academia4Makers
«A ideia foi trazer experiência de tecnologias diferentes. Não é propriamente o que se ensina nas escolas. Pretendemos dar a oportunidade às crianças de experimentarem e criarem coisas novas. A tecnologia é cada vez mais importante. Trabalhamos a área da eletrónica, da programação, da robótica e a que associamos à estampagem e à reciclagem de plásticos. Há uma grande curiosidade por parte das crianças.»


barra_fse_1_1024_2500

Academia Maker (27)
Academia Maker (29)
Academia Maker (30)
Academia Maker (28)
Academia Maker (12)
Academia Maker (6)
Academia Maker (9)
Academia Maker (11)
Academia Maker (8)
Academia Maker (1)
Academia Maker (17)
Academia Maker (3)
Academia Maker (10)
Academia Maker (2)
Academia Maker (19)
Academia Maker (24)
Academia Maker (18)
Academia Maker (26)
Academia Maker (23)
Academia Maker (25)
Academia Maker (21)