Município | Protocolo com a Opwal

30 Julho 2021

A Câmara de Montalegre assinou um protocolo de cooperação com a Operation Wallacea, mais conhecida como Opwal. Trata-se de uma organização britânica que realiza projetos de pesquisa sobre conservação da vida selvagem, biodiversidade e clima. Tem atividade em vários países do Mundo e vai começar a trabalhar em Portugal com uma investigação no concelho de Montalegre. Anualmente, no período de Verão, o território vai receber equipas de cientistas e alunos de todo o Mundo.

OPWALL

A Operação Wallacea é uma organização de pesquisa na área da biodiversidade e do clima. Ao longo dos 25 anos de existência, tem realizado expedições de campo na área da biodiversidade para apoiar na pesquisa de centenas de académicos que pretendem experiência de trabalho como cientistas. Está presente em 14 países – além das Honduras e Madagáscar, também México, Cuba, Indonésia, Peru, Cuba, África do Sul, Transilvânia e Guiana, entre outros – em locais onde existem ameaças em termos de conservação sobre as quais falta conhecimento científico, fundamental para sustentar candidaturas a fundos internacionais para a conservação. Nestas expedições, que decorrem todos os anos durante o período de Verão, foram já descobertas cerca de 30 espécies novas para a ciência – como o Periclimenes colesi, um camarão encontrado nas Honduras e "batizado" em homenagem ao fundador da Opwall, o britânico Tim Cole – e as pesquisas deram origem a mais de 200 artigos publicados em revistas científicas. A Opwall é gestora de uma rede de organizações. Os projetos de conservação são administrados pelo Wallacea Trust (uma instituição registada no Reino Unido), enquanto os passeios da Wildlife Experience nos locais de pesquisa de Opwall e fora da temporada de Verão são administrados por uma organização parceira - Friends of Wallacea.