Teatro | 'Diabos e Diabritos num Saco de Mafarricos'

06 Agosto 2021

A peça teatral "Diabos e Diabritos num Saco de Mafarricos", levada à cena pela companhia de teatro Filandorra - Teatro do Nordeste, abriu a agenda de espetáculos promovida pelo município de Montalegre para este mês de agosto. A Praça do Município mostrou um público satisfeito que há muito aguardava pelo regresso deste tipo de atividade. Um serão cultural, ao ar livre, que cumpriu todas as exigências emanadas pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da crise pandémica que atravessamos.

PEÇA TEATRAL

Este projeto, tendo por base a obra de Alexandre Parafita, pretende dar a conhecer o universo fantástico e encantatório da tradição oral, com os seus contos, lendas e mitos, de forma a estimular a curiosidade pelos saberes intergeracionais, descobrir as mensagens culturais das narrações e promover o gosto pela leitura das obras em questão. Nestas histórias, "habita" todo um elenco de seres sobrenaturais (diabos, ogres, trasgos, maruxinhos) que povoam e ilustram grande parte da literatura oral tradicional e que foram sendo adoptados e reelaborados pelo imaginário popular num contexto marcado pelo misterioso e o inexplicável que caracteriza a vivência do povo na sua relação com a terra e a natureza. Exercendo um fascínio renovado na sociedade contemporânea, estes seres formam um universo habitualmente denominado de maravilhoso popular.

INTERPRETAÇÕES

Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Sofia Duarte, Bruno Teixeira, Luís Filipe, Rui Moura e Silvano Magalhães.

Encenação e espaço cénico - David Carvalho
Assistente de Encenação - Bibiana Mota