- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Montalegre Alert - Reclamações
- Regulamentos
- Avisos e Editais
- Ambiente
- Calendário de montarias ao javali - Concelho de Montalegre
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
- Espécies Migratórias de Verão
- Candidatura à ZCM de Montalegre
- Análises da água para consumo humano
- Inscrições na Zona de Caça Municipal
- Concessões de Pesca Desportiva
- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
- Plano de Contingência para Situações de Seca
- Plano Comunicação Emergência Quali/Qtd Água
- Vigilância Sanitária
- Plano Municipal de Ação Climática
- Taxas e licenças
- Requerimentos
- Balcão Digital - Serviço de Águas
- Contratação pública
- Bens e serviços adquiridos sem concurso (Ajustes Directos)
- Contratos Adjudicados
- Anúncios de Abertura de Concursos
- Concursos (Peças Concursais, Programa, Cadernos de Encargos, Relatórios de Avaliação, Adjudicatários, Entidades Concorrentes e Consultadas)
- Controlo e Avaliação dos Contratos (necessário registo na plataforma para consultar)
- Serviços Online
- Legislação
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Montalegre- uma ideia da Natureza
- Mapa turístico interativo
- Onde comer e onde dormir?
- O que fazer?
- Como chegar?
- Acessibilidade
- Mapa do concelho
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Seselhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Informações úteis
- Cultura
- Desporto
- Autarquia
- Município
- Informação financeira
- Informação geográfica
- Resenha histórica
- Município em números
- Património municipal
- Símbolos do município
- Freguesias
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Sezelhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Editais
- Organigrama
- Património Mundial
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Freguesias
- Projetos cofinanciados pela UE
- Protecção Civil
- Contactos
- Município
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Penedones - Capital da canoagem (2021)
O concelho de Montalegre foi capital da canoagem portuguesa ao receber, na albufeira do Alto Rabagão (Penedones), a realização da Taça de Portugal de Maratona, do Troféu Nacional de Esperanças e da Seletiva Nacional de SUPC Longa Distância. Três competições que reuniram cerca de 800 canoístas. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem e a empresa Sótão de Histórias, contou com o apoio do Município de Montalegre.
A majestosa albufeira do Alto Rabagão (Penedones), estendida no concelho de Montalegre, assumiu o estatuto de capital da canoagem portuguesa, com a organização da Taça de Portugal de Maratona, do Troféu Nacional de Esperanças e da Seletiva Nacional de SUPC Longa Distância. Três provas que concretizaram uma parceria promissora entre o município de Montalegre e a Federação Portuguesa de Canoagem, que pretende levar a prática da modalidade a todo o território nacional. As três competições reuniram cerca de 800 atletas em Montalegre, concelho que recebeu, pela primeira vez, provas do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Canoagem, num dia que a família da canoagem portuguesa teve oportunidade de mostrar o espírito diferenciador da modalidade, pautado pelo companheirismo e entreajuda.
PROGRAMA DE GRANDE NÍVEL
Neste sentido, a competição iniciou na albufeira do Alto Rabagão, com a Taça de Portugal de Maratona. Salientar que esta competição teve o "bónus" de servir de Seletiva Nacional em algumas embarcações para o Campeonato do Mundo de Maratona, agendado para Bascov, na Roménia, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Na Taça de Portugal de Maratona, destaque para a presença de José Ramalho, sete vezes campeão da Europa e que, no passado dia 10 de julho, em Moscovo, na Rússia, conquistou mais uma medalha de ouro no Europeu de Maratona. José Ramalho, além de dezenas de títulos nacionais, também apresenta no currículo dois segundos lugares (2012 e 2019) e três terceiros (2009, 2014 e 2016) em Campeonatos do Mundo de Maratona.
Do programa competitivo constou ainda a realização do Troféu Nacional de Esperanças, prova que colocou o futuro da canoagem portuguesa em ação no Rabagão, com os cerca de 500 jovens canoístas a mostrarem que o futuro da modalidade tem mesmo tudo para continuar a ser risonho.
A albufeira do Alto Rabagão acolheu ainda a Seletiva Nacional SUPC Longa Distância. Uma competição que teve como principal objetivo selecionar os atletas que vão representar Portugal no Campeonato do Mundo desta especialidade, promovido pela Federação Internacional de Canoagem e agendado para Balatonfured, na Hungria, entre os dias 9 e 12 de setembro.
RESULTADOS
Em SUPC Seniores Masculinos, Rui Fangueiro Ramos (Clube Fluvial Vilacondense) foi o mais rápido, com o tempo de 01.27.32.33 horas, seguido de Pedro Aguiar Figueiredo (Coimbra SUP), com a marca de 01.30.29.63 horas. O terceiro melhor registo foi obtido por Hugo Lima (Clube Náutico de Fão), com 01.31.05.50 horas. Anabela Prioste (Clube Fluvial Vilacondense) foi a mais rápida em SUPC Seniores Femininos, tendo terminado com o tempo de 01.01.25.42 horas. Susana Costa e Silva (Clube Fluvial Vilacondense), com a marca de 01.13.38.18 horas, foi a segunda classificada, enquanto Ana Formiga (Coimbra SUP) registou o terceiro melhor tempo, com 01.14.24.02 horas. Quanto ao SUPC Juniores Femininos, Maria Soares Silva (Clube Fluvial Vilacondense) foi a mais rápida, com o tempo de 01.12.47.10 horas, tendo sido seguida por Joana Carvalho (Clube Fluvial Vilacondense), com a marca de 01.15.24.17 horas. O Clube Fluvial Vilacondense também foi mais forte em SUPC Juniores Masculinos, com Guilherme Faria (01.06.21.91 horas) a assegurar o melhor registo.
TEM A PALAVRA
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma excelente forma de sairmos deste confinamento que, de certa forma, toda a população já desejava. Ter adiado este campeonato foi um risco, pois o vento tem muita influência nas provas de canoagem e sabíamos que quanto mais tarde fosse realizado, mais difícil seria para os desportistas. Felizmente, é um dia grande em Montalegre ter mais de 800 atletas com as suas famílias. Isto prova que o Alto Rabagão tem um enorme potencial. O próximo plano de ordenamento da barragem tem que ter em conta o plano de desenvolvimento turístico que está a ser feito pelo município e que precisa, sobretudo, de investidores privados. Em primeiro lugar, dar uma palavra de reconhecimento à Federação Portuguesa de Canoagem, por ter escolhido a albufeira do Alto Rabagão, em Penedones, para a realização destas provas. Estamos no bom caminho, sobretudo, estamos a afirmar os desportos natureza neste santuário que é o concelho de Montalegre.»
Sérgio Ferreira | Vice-presidente da Federação Portuguesa Canoagem
«Foi uma ótima escolha trazer para cá esta prova. Juntamos aqui mais do que uma competição. Juntamos o Troféu Nacional de Esperanças para os mais jovens, a Taça de Portugal de Maratona para os mais experientes e, em simultâneo, tivemos uma seletiva nacional que visa escolher os melhores atletas para representar Portugal no campeonato mundial que se avizinha. O espaço é fabuloso. É uma albufeira maravilhosa que reúne todas as condições para que se realizem mais competições como esta.»
Luís Pedreira | Sótão de Histórias
«Na linha do que se tem tentado fazer, que é dinamizar a albufeira do Alto Rabagão, neste caso, na zona de Penedones, depois de ter sido adiado duas vezes por causa da pandemia, conseguimos finalmente fazer o Campeonato Nacional de Canoagem. Foram cerca de 800 atletas. Uma experiência sem igual. Em tempos, tivemos aqui no município, natação, vela e agora estamos na canoagem. Mais uma vez, o Sótão de Histórias foi desafiado pelo município para atrair o público e ajudar no necessário. Experiência não tínhamos nenhuma, mas fomos à luta, e quem veio assistir pode constatar que correu tudo bem. O apoio dos Bombeiros Voluntários de Montalegre foi muito importante, pois nestas provas temos crianças, pessoas com mais idade e o piso não é propriamente estável. Correu tudo dentro do normal. O apoio de toda a equipa de desporto do município de Montalegre, a equipa da Federação Portuguesa Canoagem, todos juntos conseguimos formar uma equipa de sucesso.»
CLASSIFICAÇÃO
Taça de Portugal de Maratona
1 CNPLima 182 pontos
2 CNPrado 150 pontos
3 CFVilacondense 92 pontos
Troféu Nacional de Esperanças
1 GCDRGemeses 384
2 CNPrado 334
3 CNPLima 306
Informações adicionais - https://www.fpcanoagem.pt
PENEDONES | TAÇA DE PORTUGAL DE CANOAGEM 2021