Ferral | Homenagem - José Miranda Alves

04 Setembro 2021

A junta de freguesia de Ferral rendeu homenagem, a título póstumo, a um distinto "filho da terra". Trata-se de José Miranda Alves, vulgarmente conhecido como "Zé Miranda", antigo presidente de junta desta freguesia do Baixo Barroso. Um momento emotivo que reuniu familiares e amigos. Em todos, um denominador comum: estamos perante uma perda irreparável para o concelho de um homem que deixou uma pegada de humanidade que irá percorrer gerações.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma homenagem que foi concretizada na altura possível. Relembro que era para ser concretizada há um ano. Foi feita agora que coincide com a realização da Feira de Ferral. Tudo isto acontece devido à situação pandémica que atravessamos. É uma homenagem justa, sentida e de profundo significado. Estamos, na pessoa do José Miranda Alves, a relembrar e a honrar a memória de todos os presidentes de junta que por aqui passaram e que estiveram ao serviço desta terra. Esta homenagem perpetua a memória de um homem bom e de um autarca exemplar.»

Aníbal Ferreira | Presidente de Junta da Freguesia de Ferral
«Resume-se tudo à simplicidade. Pedi a todos simplicidade porque foi isso que aprendi com o "Zé Miranda": ser uma pessoa simples, honesta, frontal e de ideais. Foi uma pessoa que defendeu, acima de tudo, o interesse coletivo. Era uma pessoa ímpar. Eu nunca conheci nenhum político que exercesse a atividade de forma tão desinteressada. Entregava-se de alma e coração sem esperar nada em troca. Deixou boas memórias.»

José Guilherme Alves | Filho do homenageado
«Agradecer a todos pela amizade que tinham ao meu pai. Estou eternamente grato. Mereceu tudo isto.»

Adriana Henriques | Artista plástica
«Esta obra representa o seu interior. Um ser humano fantástico. Um humanista. Esta escultura espelha o fragmento da felicidade. É um conceito que tenho vindo a trabalhar sobre a temática das pessoas importantes da nossa sociedade. Sinto-me, de certa forma, homenageada por me terem encomendado esta obra sendo ele um amigo pessoal. Esta escultura é uma homenagem à natureza, ao homem e a toda a comunidade de Ferral.»

Homenagem (José Miranda Alves) (1)
Homenagem (José Miranda Alves) (2)
Homenagem (José Miranda Alves) (3)
Homenagem (José Miranda Alves) (5)