Presidente reuniu com alcalde de Baltar (Espanha)

21 Setembro 2021

A pedido do município de Montalegre, Orlando Alves viajou à localidade galega de Baltar (Espanha) - acompanhado do vice-presidente, David Teixeira, atual presidente da U.F. de Meixedo e Padornelos, Ricardo Moura e representantes do Conselho Diretivo de Baldios de Sendim - onde reuniu com o alcalde José António Alonso a fim de ser esclarecido sobre o provável parque eólico que irá ser instalado, em território espanhol, perto da aldeia de Sendim. O autarca barrosão saiu com a garantia que tudo irá ser cumprido dentro da lei, isto é, a 200 metros da linha de fronteira portuguesa. Ao mesmo tempo, Orlando deixou a certeza que tudo fará para defender os interesses das populações do concelho.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um encontro que resultou de um pedido nosso no sentido de termos uma reunião com o alcalde de Baltar e com um representante da empresa que irá, porventura, fazer os trabalhos. Quisemos ficar esclarecidos acerca de uma notícia que foi veiculada pelo jornal Público dando conta que estaria em perspetiva um parque eólico de grandes dimensões na linha de fronteira e onde nós éramos absolutamente desconhecedores. Ficámos esclarecidos. Trata-se de um grande parque eólico. Uma torre produz o mesmo que três torres produzem neste momento. Convém dizer que, desde que sejam cumpridos os convénios internacionais, Espanha não tem absolutamente nada que notificar ou dar a conhecer seja quem for. Desde que as torres se posicionem nos 200 metros de linha de fronteira, não há que dar satisfações. Ficamos hoje a saber que a empresa gostaria - para uma maior rentabilidade - de aproximar a sua intervenção da linha de fronteira. Obviamente, que isto só poderá acontecer se os Conselhos Diretivos de Baldios aceitarem e houver entendimento. A Câmara de Montalegre quer, naturalmente, estar informada por isso cá viemos. Estaremos sempre do lado das populações de Sendim, Padornelos e Padroso.»

cmm_e_alcalde_de_baltar__parque_eolico___1_
cmm_e_alcalde_de_baltar__parque_eolico___2_