Montalegre | XXXI 'rainha do fumeiro'

23 Janeiro 2022

Mais um desafio superado. A Feira do Fumeiro de Montalegre passou com distinção o contexto pandémico. Não foi um 31, antes um marco no peso estratégico que representa o maior cartaz do concelho. Quatro dias com boa afluência de público e com vendas a superarem as melhores expetativas. Produtores e organização agradecem a confiança inabalável de um país que disse "sim" à rainha das feiras de Portugal. Recordamos que para entrar no recinto foi obrigatório usar máscara, apresentar o certificado digital covid ou de recuperação ou ainda o teste negativo.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um exercício exigente. Tivemos que nos aperfeiçoar, o que para nós é um desafio que aceitamos de braços abertos porque a perfeição é algo que nos persegue. Valeu a pena esta audácia do município de Montalegre em avançar para este formato. Genericamente, todos os produtores estarão satisfeitos com o volume de negócio que foi trabalhado. Inicialmente estavam pouco recetivos à forma como a mobilidade, dentro do pavilhão, se fazia. Porém, eram estas as regras. Somos o único município desta zona, a avançar com esta decisão. Estamos certos que outros seguirão este nosso modelo. Isto irá deixar-nos muito satisfeitos. As vendas online também correram muito bem. Independentemente das vendas, o que me deixa satisfeito foi esta espécie de abertura do território à liberdade.»

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos todos com um sentimento de dever cumprido. Não foi a Feira do Fumeiro que nos habituamos a fazer durante 30 anos. Foi o mercado de fumeiro possível. Tudo fizemos para dar confiança a quem nos visitasse. O retorno que sentimos - não só na feira como nos restaurantes - foi extraordinário. Valeu o esforço, valeu a pena arriscar com os produtores, dar este "balão de oxigénio" à economia local. Foi reconfortante ver que as pessoas sentiram total segurança. Não houve grandes enchentes, os produtos estiveram protegidos nas bancas dos produtores. Os circuitos que idealizámos foram bem feitos. O certame colocou, de novo, Montalegre na memória das pessoas, permitiu o escoamento de milhares de quilos de fumeiro e a plataforma online teve uma divulgação reforçada. Convém dizer que a plataforma continua a bater recordes de vendas. Todos os produtores e toda a organização municipal do evento testou dia sim, dia não. Para nós, foi um compromisso de honra. Só assim seria dada total confiança a quem nos visitasse. A todos o meu muito obrigado.»

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Foi uma conquista! Fazer esta Feira do Fumeiro, é evidente que teve um risco calculado e muito estudado. É com satisfação que dizemos que foi um desafio vencido. Foi um sucesso! Mais de 10 mil pessoas, tanto fumeiro vendido, grandes vendas na plataforma online, produtores que já ontem (sábado) não tinham produto e vê-los felizes, é evidente que só podemos estar satisfeitos. O nosso agradecimento aos produtores; a toda a equipa que montou este certame, permitindo que fosse realizado, cumprindo todas as normas de segurança e a todos os visitantes.»

Domingos Moura | Veterinário Municipal
«A Feira do Fumeiro correu muito bem. Ainda bem que o barrosão foi atrevido e corajoso. Surgiram novos produtores, já com saberes adquiridos pelos antecessores. Entrou mais produto do que eu estava à espera. O evento ultrapassou as expetativas. As pessoas que apareceram, são os verdadeiros compradores. Ouvi também produtores a dizer que venderam tanto em casa como na feira. Podemos tirar daqui ensinamentos muito valiosos.»

Marco Gomes | Chef
«Antes demais tenho que parabenizar a organização da Feira do Fumeiro de Montalegre. Tendo em conta as medidas que todos temos que adotar, vi uma excelente organização. Os circuitos foram muito bem pensados. As pessoas estiveram sempre em segurança. Vi produtos fabulosos. Temos mais um ano de carnes fantásticas. O frio ajudou e as carnes agradecem. Mais uma vez, não podia faltar a este evento porque já faz parte das minhas tradições. Estou aqui a apoiar os produtores e o município de Montalegre. Este é um produto único em Portugal. Como sabem, faço um "Cozido à Barrosã" na cidade do Porto, no meu restaurante, onde levo daqui todos os produtos.»

MONTALEGRE | 31.ª FEIRA DO FUMEIRO | PORTO CANAL

MONTALEGRE | 31.ª FEIRA DO FUMEIRO | TEASER 1

MONTALEGRE | 31.ª FEIRA DO FUMEIRO | JOSÉ FIDALGO (ATOR)

MONTALEGRE | 31.ª FEIRA DO FUMEIRO | NUNO DINIZ (CHEF)