'cozidobarrosao.pt' | Apresentação

11 Novembro 2021

Foi lançada publicamente, no espaço envolvente à sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, a plataforma online cozidobarrosao.pt a cargo dos chefs Vítor de Oliveira e António Dias. Um projeto que promete alavancar o potencial deste emblema gastronómico do concelho de Montalegre.

Neste evento conheceu, em primeira mão, as razões que levaram à criação deste projeto online, cujo objetivo passa pela promoção e comercialização desta iguaria territorial e do respetivo território. De uma forma mais detalhada, o www.cozidobarrosao.pt é uma loja online onde, para além dos packs compostos pelas carnes salgadas e fumadas e pelos enchidos necessários para confecionar o famoso cozido, é oferecido um conjunto de produtos e/ou marcas originárias de Barroso Património Agrícola Mundial, nomeadamente doces e compotas, vinhos e até a famosa batata de Montalegre. A ideia é que estes produtos possam ser comprados individualmente e recebidos diretamente em casa, nas doses certas, sem desperdícios e acompanhados pelas receitas dos chefs anfitriões.

NOVAS APOSTAS

Ainda relativamente a esta plataforma de E-Commerce, está previsto o lançamento, no início do próximo ano, de uma secção inteiramente dedicada à descoberta do território, com a oferta de alojamento de qualidade, circuitos, experiências, provas e programas completos de visitação. Nessa altura, será apresentada publicamente e oficialmente junto dos organismos de promoção turística nacional como o Turismo de Portugal e o Turismo Porto e Norte de Portugal tendo em vista a comunicação nacional e internacional. Com esta iniciativa pretende-se alavancar a imagem do território de Barroso como um destino de excelência em termos produtivos, etnográficos, gastronómicos e vinícolas, assim como zelar pela sua consolidação como território natural protegido. Com este pressuposto, o Cozido Barrosão será promovido por todo o país por intermédio de almoços e jantares vínicos, apresentações gastronómicas e presenças em feiras nacionais e internacionais. Localmente está prevista a organização de visitas técnicas e eventos envolvendo chefs de cozinha, assim como a organização de Fam Tours (tours promocionais) com operadores turísticos, jornalistas, fotógrafos e bloggers de viagens. Com estas missões no horizonte, os chefs do cozidobarrosao.pt querem assegurar a comercialização do melhor cozido nacional, oferecer todo um manancial de conhecimento sobre o território e, subsequentemente, sobre toda uma panóplia de produtos artesanais e de elevada qualidade.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Mais um canal para o Mundo e mais uma janela aberta para o território e de uma forma muito saborosa. O "cozido à barrosã" sempre foi uma das iguarias mais procuradas durante o Inverno. É um prato rico e com uma diversidade de sabores única. Com esta iniciativa privada lançamos um novo potencial de promoção para a gastronomia local e para o território. É o nome de Montalegre e a qualidade dos produtos. Quem receber este pack vai, também, querer vir a Montalegre comer o cozido e ver toda a envolvente desta paisagem. Hoje fez-se justiça com muita gente. Quem ama esta terra e os nossos produtos, e que não teria disponibilidade de se deslocar, vai ter a oportunidade de os ver chegar a casa. Os nossos emigrantes vão sentir-se mais perto de nós.»

António Dias | Chef
«A intenção é projetar Montalegre. É uma região que merece ter destaque no país e no Mundo por tudo o que somos e temos. É mais um pormenor e que seja exemplo para mais pessoas. É uma plataforma direcionada para o cozido, mas teremos mais produtos endógenos do Barroso. Falamos do mel, das compotas e fumeiro dos nossos produtores. Cada um tem receitas únicas na sua confeção que lhe conferem sabores únicos. A partir do dia 20 estará tudo a funcionar. A único produto que é da nossa responsabilidade é o cozido. Os outros produtos são da responsabilidade dos produtores. A venda acontece apenas nesta época especifica.»

Vítor de Oliveira | Chef
«Acabámos por perceber que tínhamos uma paixão comum e democratizamos este produto. O "cozido barrosão" é diferenciador do cozido à portuguesa. O nosso cozido tem as carnes fumadas desta região como diferenciadoras e únicas. Gostamos do que fazemos com orgulho porque o "cozido barrosão" tem muitíssima qualidade. Conseguimos apresentar "cozido barrosão" pronto a confecionar em muito pouco tempo com todas as indicações para a confeção. Sem dúvida que vale a pena partilhar estes sabores.»

PLATAFORMA "COZIDOBARROSAO.PT" | APRESENTAÇÃO
(Reportagem - RTP)