Exposição | 'Circular Labs' (Até dia 23)

15 Novembro 2021

Até dia 23, quem entrar no edifício da Câmara Municipal de Montalegre dá de caras com a exposição "Circular Labs", composta por dois blocos. Um, denominado Bloco de Boas Práticas em Economia Circular, apresenta 20 painéis de cartão, e o segundo, com o nome Bloco de Up-cycling, constituído por diversos produtos cedidos por diferentes empresas de Espanha e Portugal. Estamos perante um projeto de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal que tem como objetivo integrar a Economia Circular em novos tipos de negócio, envolvendo mais de uma dezena de parceiros. A saber: Fundação Património Natural de Castela e Leão (FPNCYL); Município de Valladolid; Universidade de Salamanca (USAL); Universidade de Maia (ISMAI); Instituto Politécnico de Bragança (IPB); Instituto Orensano de Desarrollo Económico (INORDE); Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (ADITEC); Fundação Paideia Galiza; Diputación de Ávila e Município de Montalegre. Dizer ainda que o presente projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa INTERREG POCTEP.

PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO

- Criação de laboratórios urbanos e rurais para a criação de negócios circulares e desenvolvimento de ideias.
- Criação de um Curso Online Aberto e Massivo-MOOC (Massive Open Online Course) em Economia Circular gratuito (3ETCS, 75 horas). Primeira edição do MOOC já encerrada e uma segunda edição do MOOC será lançada em Outubro/Novembro, igualmente gratuito (3ETCS, 75 horas).
- Criação de um Marketplace virtual através do qual se tornem visíveis as empresas de Castela e Leão, Galiza e Norte de Portugal que operam na área da economia circular.
- Ferramenta Virtual de Autoavaliação que permite às empresas analisar o seu grau de circularidade, através de um questionário orientado.
- Realização de Laboratórios de Criatividade: Circular Deals e Living Lab para Consumidores.
- Criação da Exposição Itinerante, atualmente em exibição.

ECONOMIA CIRCULAR

A sustentabilidade não é uma moda passageira ou moda - é o futuro. Estudos confirmam, que as pessoas devem mudar a forma como consomem os produtos e as empresas devem alterar a forma como se estruturam e administram os seus negócios para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e fazer o melhor uso dos recursos naturais da terra. A economia circular é um sistema económico, que promove a sustentabilidade imitando a capacidade da natureza de eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais. É o modelo de negócios do futuro. Produtos de consumo e empresas de retalho operam numa rede complexa de fornecedores, fabricantes, retalhistas e outras partes interessadas. A transição com sucesso para uma economia circular requer a colaboração de toda esta rede. Mas esta é uma tarefa desafiadora.

Imagem1

exposicao__circular_labs___1_