Concelho | Anuário financeiro 2020 revela bons indicadores

13 Dezembro 2021

Acabado de publicar, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020 revela o bom posicionamento de Montalegre em vários itens indo ao encontro do que vem sendo público ao longo dos últimos anos. Em matéria de receita fiscal - num universo de 308 municípios - 222 apresentaram acréscimo de IMI. Montalegre apresentou um aumento de 72,9% o que equivale ao 17.º lugar nacional. O concelho ocupa a 31.ª posição no que respeito ao menor peso de pagamentos da despesa com pessoal na despesa total. Merece igualmente destaque o 27.º posto como município com maior diminuição do Orçamento inicial em 2020.
Dizer que o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é um estudo anual da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho realizado com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas. Publicado desde 2003, o Anuário é, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local.