Concelho | Gestão do Fogo Rural (Visitas)

08 Fevereiro 2022

Sandra Sarmento, Diretora Regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) esteve no concelho onde liderou uma comitiva que observou os trabalhos realizados no âmbito da Gestão do Fogo Rural. A primeira paragem aconteceu na aldeia de Tabuadela, freguesia de Salto, seguindo-se Carvalhais e o lugar da Corujeira (Montalegre). Em representação do município, esteve o vice-presidente David Teixeira.

O concelho de Montalegre tem uma enorme diversidade de espaços naturais sendo uma área com um enorme potencial florestal, silvo pastoril e com ativos ecológicos importantes como o Parque Nacional da Peneda-Gerês. No entanto, o conhecido e relevante histórico de incêndios rurais serviu de ponto de partida para uma urgente intervenção integrada e musculada por parte do ICNF nesta região. Neste contexto, foi imperiosa a infraestruturação destes espaços florestais, podendo a Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) e as Áreas Estratégicas de Mosaicos de Gestão de Combustível integrar-se no território como elementos estruturantes da paisagem, planeados e desenhados a uma escala intermunicipal, a fim de desemprenhar um conjunto de funções assentes na defesa do espaço florestal e de pessoas e bens. A implementação da RPFGC tem sido estabelecida de forma integrada com a gestão florestal e com outras tipologias de intervenção, nomeadamente os Mosaicos Parcelas de Gestão de Combustível, Rede viária florestal, Rede divisional e ações de Fogo técnico.

TRABALHO NO TERRENO

Deste modo, desenvolveram-se ainda intervenções através do setor de máquinas do ICNF, nomeadamente beneficiação de rede viária florestal e rede divisional, assim como a execução de parcelas de Fogo Controlado para criação de zonas de descontinuidade combustível em áreas com elevado valor e de apoio aos pastores na renovação de pastagens. Inserido nesta intervenção integrada estão em curso vários projetos para esta região, alguns já executados, como é o caso da Instalação de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustível, nos quais se procedeu à gestão dos vários estratos de combustível e à diversificação da estrutura e composição das formações florestais e dos matos, contribuindo para a eliminação de fortes acumulações de combustíveis e da continuidade de estratos de combustível, quer horizontal, quer vertical. De forma a dar a conhecer o trabalho realizado nesta região, organizou-se a presente visita, onde foram percorridos troços da RPFGC executados nos últimos meses, localizados estrategicamente nas linhas de cumeada que separam os concelhos de Montalegre e Boticas. Neste percurso foram ainda visitadas áreas de mosaicos de redução de combustível em matos e povoamento florestal recentemente executados, parcelas de Fogo Controlado, assim como os trabalhos de beneficiação de rede viária e divisional executados com máquinas do ICNF.

PROGRAMA

Tabuadela (Salto) - Rede Primária executada em 2021 / Áreas tratadas com Fogo técnico em 2021
Carvalhais (Morgade) - Visita uma área com recente instalação de mosaicos de gestão de combustível
Montalegre (Corujeira) - Visita a uma área com recente instalação de mosaicos de gestão de combustível
- Visita a instalação de aceiro
- Visita a áreas tratadas com fogo técnico em 2021

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um dia cheio de trabalho. Pudemos observar o investimento que está a ser feito no nosso concelho por parte do ICNF. É uma conjugação de esforços que existe entre esta estrutura e o município. Tem sido um trabalho estoico de apoio, num primeiro momento, com máquinas pesadas na definição da rede primária. Num segundo momento, com o fogo de supressão onde estão envolvidas das CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais), sapadores, bombeiros e equipas da CIM.»

Sandra Sarmento | Diretora Regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
«Fomos visitar os trabalhos efetuados pelo ICNF, em colaboração com o município de Montalegre, naquilo que é a preparação e a prevenção do território. Visitamos a rede primária instalada; visitamos mosaicos de gestão de combustíveis executados e também áreas efetuadas com fogo técnico. Em suma, todo um conjunto de trabalhos de preparação e na lógica da prevenção. Temos registado no concelho um número de ignições superior ao habitual. A severidade do clima, com temperaturas muito altas e baixa humidade contribui, entre outras causas, para este número pouco habitual de ocorrências. Estamos a trabalhar para reduzir este número e, por consequência, a área ardida. Temos uma intervenção musculada no território. É um trabalho colaborativo que envolve várias entidades. Estou crente que esta articulação nos vai levar a um bom resultado.»

tabuadela__gestao_do_fogo_rural__visita__4_
tabuadela__gestao_do_fogo_rural__visita__2_