Município adere ao programa 'Eu Sou Digital'

11 Fevereiro 2022

Pioneiro no distrito, o município de Montalegre, através da Biblioteca Municipal, aderiu ao programa Eu Sou Digital com a criação de um centro fixo a funcionar nas instalações da biblioteca municipal e um serviço móvel, através da biblioteca itinerante. O programa é totalmente gratuito e compõe-se da vontade de uma rede de voluntários com 1.300 membros que ajuda pessoas com mais de 45 anos a adquirirem competências relativas à utilização da Internet. O objetivo do projeto passa pela criação de 1.500 centros de aprendizagem por todo o país, permitindo que o mesmo chegue a um milhão de pessoas até ao final de 2023. Trata-se uma iniciativa do Governo, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, e do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, sendo cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia. A sessão contou com as presenças do presidente do município, Orlando Alves, e da vereadora da educação, Fátima Fernandes.

«O programa EUSOUDIGITAL tem o objetivo de promover a capacitação digital de 1.000.000 de adultos em Portugal até ao final de 2023 através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários apoiados em mais 1.500 espaços a nível nacional. Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a Internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-dia permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à Internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança. Em sessões gratuitas de 2 horas, por cada um dos módulos, os alunos irão aprender a navegar na internet, procurar informação online e criar a sua identidade digital. As sessões são gratuitas (apenas é necessário fazer uma pré-inscrição), são presenciais com acompanhamento "passo a passo" por um mentor e com direito a certificado de formação.»

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos perante um projeto interessantíssimo. Sentimos que uma parte significativa da nossa população está desfasada e dissociada das práticas e do envolvimento no recurso às novas tecnologias. Este é o caminho por onde toda a vida social, económica do país e do Mundo se faz. É importante saber dominar a Internet, saber pegar num computador, tablet ou num próprio telemóvel e, a partir daí, estabelecer conexões com o mundo dos negócios, dos nossos afetos. Este é o Mundo da digitalização. Este programa visa exatamente isso, isto é, dar competências básicas digitais a toda a população. Haverá oportunidade de fazer a formação no espaço da biblioteca. A biblioteca móvel que anda pelas localidades também está equipada com aparelhos e mentores que dão essa mesma formação. Todos têm oportunidade de aprender o mínimo indispensável para a nossa adaptação às exigências do Mundo moderno. Somos o único concelho do distrito de Vila Real a fazê-lo.»

Gorete Afonso | Biblioteca de Montalegre
«Estivemos aqui a aceder à criação de dois centros "Eu Sou Digital". Um fixo instalado na Biblioteca de Montalegre e outro associado à biblioteca itinerante, sendo um centro móvel. A ideia é concorrer para a capacitação do maior número de pessoas no âmbito das tecnologias digitais, promovendo, dessa forma, a literacia digital. O município de Montalegre está de parabéns porque agarrou esta iniciativa de forma extraordinária indo ao encontro do desígnio nacional, isto é, tornar as pessoas mais capacitadas.

Rui Rodrigues | Responsável pela abertura dos centros "Eu Sou Digital"
«Estamos muito satisfeitos por este programa já estar em Montalegre. Irá ajudar a combater a iliteracia digital. Queremos que todas as pessoas em Portugal tenham acesso à Internet e consigam usufruir dos serviços. É um projeto importante porque combate o isolamento ao mesmo tempo que une as comunidades.»

BIBLIOTECA ITINERANTE DE MONTALEGRE

montalegre___programa_eu_sou_digital__4_