Bento da Cruz | Dia do Agrupamento Escolar 2022

22 Fevereiro 2022

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz - Montalegre, ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e município de Montalegre lembraram o saudoso escritor Bento da Cruz no dia do seu aniversário. A jornada, com muita participação da comunidade escolar, iniciou no lugar da Corujeira com a plantação de três dezenas de árvores. Esta ação esteve integrada na comemoração de mais um dia do agrupamento escolar. Em representação da autarquia esteve a vereadora da educação, Fátima Fernandes, que fez questão de plantar uma árvore, momento simbólico que acentua a importância de iniciativas deste género.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre
«Que bela maneira de homenagear o vulto maior da nossa literatura barrosã. As homenagens que mais gostava de ter o nosso saudoso Dr. Bento da Cruz são estas. Estar junto dos nossos alunos que frequentam as escolas que têm o seu nome. A escola é um sítio de conhecimento, cultura e formação. Acima de tudo, é um local de transmissão desses saberes ancestrais que devem ficar para a vida. A plantação de árvores é um bom exemplo. Lembro-me de uma crónica - está nos Prolegómenos - em que dizia: "Não me lixem a terra!". Nós também, coletivamente, podemos afirmar neste espaço: "Não me lixem a terra!". Sei que o Dr. Bento da Cruz, neste momento, está feliz e nós estamos felizes com ele.»

bento_da_cruz__patrono__2022__6_
bento_da_cruz__patrono__2022__1_