Colóquio | 'A produção de batata em Montalegre'

21 Abril 2022

Realizou-se na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, um colóquio agrícola sob o lema "A produção de batata em Montalegre". Uma sessão de esclarecimentos perante uma plateia que não arredou pé. Esta iniciativa, promovida pela Coopbarroso, quis «instruir os produtores locais acerca de métodos de produtividade e de comercialização de modo a garantir a qualidade ímpar deste minério de Barroso». Foi pretendido ainda que «os participantes, depois dos conhecimentos adquiridos, possam produzir batata de excelência já na próxima campanha de batata de semente e consumo de Montalegre. O encontro foi encerrado pelo vice-presidente do Município de Montalegre, David Teixeira.

Colóquio - A produção de batata em Montalegre (21 abril 2022) PROGRAMA

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foi muito importante este tipo de reunião. Com estas caraterísticas, praticamente não existem. Habitualmente o foco está na produção, na sua organização, criamos os nossos modelos de produto para venda e não nos preocupamos com quem compra e quem faz esse trabalho de venda. Nesta reunião, foi feito este equilíbrio que é importante, isto é, produzirmos de forma profissional com a certeza do que quer o consumidor, qual a sua procura. Passamos a saber, por exemplo, qual o valor que o consumidor está disposto a pagar depois de termos exposto o nosso produto nas grandes superfícies. Esta reunião já devia ter acontecido há muito tempo. Felizmente que aconteceu. A partir de hoje não há desculpa para produzirmos mal, para embalarmos mal. Temos a noção que nunca poderemos produzir e concorrer em quantidade, mas podemos concorrer na qualidade. Se conseguirmos dar o "salto de mentalidade" de agricultores para empresários agrícolas, temos metade do caminho feito.»

Nuno Sousa | Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso) - Presidente
«A ideia desta sessão foi tentar ajudar e dar algum conhecimento aos potenciais produtores que queiram trabalhar a batata no concelho. Começámos um bocado pelo telhado, isto é, iniciamos pela parte da comercialização onde verificamos que existia muita falta de critério naquilo que é a produção de batata. Muita dela não serviu para a exigência do mercado. O primeiro passo é este. Informar as pessoas, corrigir e organizar a produção de forma a obtermos um produto homogéneo e com qualidade. Só assim nos iremos afirmar no mercado. De facto, o ano passado, o aproveitamento da batata foi muito pouco. Temos vários projetos para a batata. Estamos a trabalhar com várias empresas. Vamos fazer um hectare de produção não só para utilizarmos a semente que produzimos como também para aproveitarmos a parte do consumo para fornecer a Sonae. Com uma empresa do Montijo, numa outra variedade de batata, vamos fazer dois hectares. A empresa irá fornecer a semente. Vamos ver como corre. O agricultor só terá que ter área para produzir.»

ÂNGELO RODRIGUES | "Estabilizar a Produtividade da Batateira em Níveis Elevados e com Produto de Qualidade"

coloquio__producao_de_batata_em_montalegre___1_
coloquio__producao_de_batata_em_montalegre___2_