Pitões das Júnias | 'Musas'

23 Abril 2022

Foi apresentado publicamente, na sede da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias, o projeto europeu MUSAS - Cultura Juvenil com Perspetiva de Género. Falamos de um projeto de cooperação estratégica no âmbito da juventude, subvencionado pelo programa europeu Erasmus+. Durante 14 meses profissionais da educação e adolescentes de Portugal, Espanha (Galiza) e Itália experimentaram múltiplas técnicas, métodos de descoberta, análise e difusão da cultura sob o olhar feminino. A sessão contou com as presenças do vice-presidente da autarquia, David Teixeira e da vereadora da educação, Fátima Fernandes.

OBJETIVOS

- Capacitar profissionalmente grupos de adolescentes para a difusão do património cultural e as artes a partir de uma perspetiva criativa, social e educativa sustentada nos valores da igualdade de género;
- Intercâmbio de boas práticas com outras entidades análogas na Europa;
- Criar e divulgar resultados e métodos para a difusão do património cultural europeu e as artes a partir da educação não formal, enquanto ferramenta útil e atrativa para a participação ativa na sociedade e desenvolvimento pessoal e cultural dos jovens.

- Abordagem de género e questões educativas;
- Técnicas artísticas e performativas;
- Técnicas de investigação social, entrevistas e recolha de testemunhos orais.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Intercâmbio juvenil "Procurando Musas"
- analisar os estereótipos por motivos de género vigentes no âmbito cultural e artístico;
- partilhar o processo de investigação social e edição de conteúdos digitais iniciado nos meses precedentes e que continuará nos vindouros;
- empoderar os jovens para a criação artística, coletiva e crítica e tornar viável o património cultural e artístico europeu.

Investigação, mapeamento e registo audiovisual
-  identificação de cinco "musas" em cada país, visitas de estudo, entrevistas e registos audiovisuais com telemóveis, edição dos vídeos e difusão em RRSS;
- criação de uma galeria de 5 vídeos em cada país onde se recolhem experiências inspiradoras de pessoas criativas, artistas e/ou que trabalhem no âmbito cultural e das artes para enfrentar preconceitos com base no género;
- mostrar a diversidade e riqueza do património cultural e artístico europeu;
- elaboração de mapas interativos e guias didáticos para tornar a sua utilização mais atrativa e proveitosa.