Obras | Nova ETAR em São Vicente (Chã)

02 Maio 2022

Foi construída na aldeia de São Vicente, freguesia da Chã, uma nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais). O investimento, próximo dos 700 mil euros, contemplou a construção de uma rede de coletores gravíticos, com uma extensão superior a 1.500 metros, ligados à rede proveniente de Torgueda e coletores existentes em parte de São Vicente. Estas infraestruturas asseguraram a ligação à nova ETAR. A obra foi cofinanciada pelo Portugal 2020 através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e pela União Europeia através dos Fundos de Coesão.

Chã é uma freguesia do concelho de Montalegre constituída pelas povoações de Aldeia Nova, Castanheira, Fírvidas, Gorda, Gralhós, Medeiros, Peireses, Penedones, São Mateus, Torgueda, Travaços da Chã e São Vicente, esta última o local onde foi instalada a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais). A operação abrangeu a ampliação da rede de colectores que serve a freguesia da Chã com uma extensão que ultrapassa os 1.500 metros; a desativação de uma estação de tratamento de água residual que apresentava eficiências de tratamento deficitárias, sendo esta substituída por outra que permite o tratamento eficiente, mesmo aumentando a população equivalente servida.

POSEUR

sao_vicente__etar___3_